Bru Calderon

21 Receitas para uma Segunda-Feira Sem Carne

Você já conhece a #segundasemcarne ?

É bem provável que sim já que a # virou moda e quase todos os canais de culinária aderiram e decidiram entrar na onda de preparar receitas sem o uso de carne às segundas-feiras.

O que pouca gente sabe é que a iniciativa, trazida ao Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), já existe em mais de 35 países há muitos anos!

Bacana né?

A ideia é incentivar a redução do consumo de carne e, ao menos uma vez na semana, o preparo de receitas deliciosas usando legumes, grãos, vegetais e o que mais a sua imaginação mandar!

Falando nisso… um dos grandes problemas é justamente esse, a imaginação! A gente já começa a semana a mil e às vezes na falta de tempo, acabamos ficando sem criatividade na hora de escolher o que preparar.

É por isso que reuni 21 RECEITAS PARA UMA SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE!

Escolha a sua preferida e corra preparar. Não esqueça de me marcar na sua foto do Instagram e assim me ajudar a aumentar cada vez mais a rede de pessoas fazendo as receitas da #segundasemcarne !


1. RATATOUILLE

Ratatouille

Esse prato típico da culinária francesa pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento e tem um preparo incrivelmente simples com um resultado final extremamente saboroso.

Clique aqui para ver a receita.

2. PIZZA DE BERINJELA

Berinjela Fatiada - Pizza de Berinjela

Se preparada com ingredientes deliciosos e bem temperada, esse vegetal fica espetacular e muito saboroso! Prepare a berinjela em fatias recheando como se fosse uma pizza e se surpreenda.

Clique aqui para ver a receita.

3. SUFLÊ DE BRÓCOLIS

Suflê de Brócolis

Por aqui gosto de preparar receitinhas fáceis e muito saborosas para nossa semana já começar com o pé direito e para hoje escolhi um suflê de brócolis delicioso e muito prático de fazer.

Clique aqui para ver a receita.

4. BATATA DOCE RECHEADA EM 10 MINUTOS

Como fazer Batata Doce Recheada em 10 Minutos

Batata doce recheada pronta em menos de 10 minutos que vai fazer você se apaixonar e querer aproveitar essa receita todos os dias da sua semana!

Clique aqui para ver a receita.

5. KIBE SEM CARNE

Descubra como fazer um Kibe Sem Carne

Dê uma olhada nessa versão de Kibe de Abobrinha Assado e Recheado tão delicioso que vai fazer você desejar nossa receita da #segundafeirasemcarne todos os dias da sua semana!

Clique aqui para ver a receita.

6. QUICHE SEM FARINHA

Como fazer uma Quiche Sem Farinha

A quiche é um tipo de torta feita à base de ovos que não leva cobertura, fazendo com que os recheios e os ovos sejam a finalização perfeita para o prato. Essa versão preparada sem carne e sem farinha, pode ser servida como acompanhamento ou lanche entre refeições.

Clique aqui para ver a receita.

7. BARQUINHA DE ABOBRINHA

Receita de Barquinha de Abobrinha

Deliciosas barquinhas de abobrinha feitas rapidamente e que surpreendem com um resultado final delicioso para uma refeição leve e saborosa!

Clique aqui para ver a receita.

8. BIFUM COM LEGUMES

Bifum com Legumes

O bifum não tem glúten, é super saudável e ajuda no controle de diabetes, já que possui baixo índice glicêmico, e ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo uma opção bem mais leve, saudável e menos calórica, perfeita para os dias de calor.

Clique aqui para ver a receita.

9. KIBE DE BERINJELA

Kibe de Berinjela

Em sua forma original tinha o formato redondo, era um bolinho de carne bem temperado, misturado com trigo. O nome kibe vem de “kubbeh” que significa bola em árabe.

Aqui no Brasil conhecemos o kibe através das mãos dos imigrantes libaneses que incorporaram a receita tipicamente árabe em nosso país. A receita é de um kibe de berinjela super prático e delicioso.

Clique aqui para ver a receita.

10. BRÓCOLIS GRATINADO

Brócolis Gratinado

A receita é de um gratinado de brócolis super fácil de fazer, com poucos ingredientes e que tem um resultado final delicioso e muito saudável, que tal fazer aí na sua casa?!

Clique aqui para ver a receita.

11. TORTA VEGETARIANA

Torta Vegetariana e Vegana

Se engana quem pensa que a alimentação vegetariana e vegana é sem graça e feita só de saladas. É possível montar uma alimentação altamente rica em nutrientes e muito saborosa à base de legumes e verduras e utilizando produtos como farinhas, farelos, castanhas, raízes, enfim, há uma infinidade de possibilidades.

Clique aqui para ver a receita.

12. PIZZA DE COUVE FLOR

Pizza com Massa de Couve Flor

Decidi preparar uma pizza usando a couve flor como base da massa e o resultado final ficou leve, saudável e super saboroso!

Clique aqui para ver a receita.

13. ABOBRINHA GRATINADA

Abobrinha Gratinada

Que tal preparar um gratinado usando a abobrinha de uma forma diferente? Aposte nessa receita para uma refeição completa, leve e muito saborosa!

Clique aqui para ver a receita.

14. TORTA FLORIDA DE LEGUMES

Torta Florida de Legumes

A ideia foi produzir uma receita que unisse beleza à sustância, digna de ser servida como prato principal para o almoço ou jantar. E o resultado ficou lindo! Anota aqui a receita e corre preparar essa linda torta!

Clique aqui para ver a receita.

15. GALETTE DE TOMATE

Galette de Tomate

Tradicionalmente as galettes levam poucos ingredientes e decidi manter essa ideia para a receita de hoje. Meu recheio conta com mostarda Dijon em grãos, queijo ralado, tomate cereja, pimenta e alecrim. A receita é extremamente simples e o sabor final uma explosão de sabores impressionante que você precisa experimentar para conhecer!

Clique aqui para ver a receita.

16. NHOQUE DE BATATA DOCE ROXA

Nhoque de Batata Doce Roxa com Molho Pesto

Fiz apenas com as batatas, uma gema de ovo e farinha de arroz e então além de tudo é uma receita super saudável e leve para começar a semana com o pé direito. Anota ai!

Clique aqui para ver a receita.

17. LASANHA DE BERINJELA

Lasanha de Berinjela Prática

A receita é de uma Lasanha de Berinjela feita sem carne e de forma muito prática e rápida. Um prato saboroso e delicioso para sua segunda-feira!

Clique aqui para ver a receita.

18. CUSCUZ MARROQUINO

Cuscuz Marroquino

A sêmola de trigo precisa ser hidratada e é nesse passo que o caldo de carne entra na versão original. O resultado final é nutritivo e muito saboroso, mas por aqui decidimos facilitar e acabamos usando apenas a água quente mesmo para a hidratação da sêmola.

Cenoura, tomate, milho e ervilha são alguns dos ingredientes mais utilizados no cuscuz marroquino que fazemos por aqui, mas a verdade é que a receita é bastante versátil e parece receber muito bem qualquer ingrediente.

Clique aqui para ver a receita.

19. KIBE VEGETARIANO

Kibe Vegetariano

Resolvi usar o couscous marroquino, um prato preparado com sêmola de cereais, especialmente o trigo, super comum na culinária árabe e o resultado foi uma porção deliciosa de kibe!

Clique aqui para ver a receita.

20. BATATA HASSELBACK

Batata Hasselback

A receita parece simples, mas o resultado final é impressionante. Muito saboroso, aromático e fácil, o prato tem uma apresentação linda que pode deixar sua refeição muito mais charmosa.

Clique aqui para ver a receita.

21. QUICHE DE BRÓCOLIS

Quiche de Brócolis

Decidi fazer uma versão bem levinha usando apenas esse ingrediente e ficou irresistível. Macia por conta da massa e crocante por conta das pequenas arvorezinhas, foi um dos sabores mais gostosos de quiches que já fiz! Teste em casa!

Clique aqui para ver a receita.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: