Bru Calderon

Croque Monsieur: Receita do famoso Misto Quente Francês

Quem já me acompanha sabe o amor que eu tenho pela França. Aliás, como boa parte da minha certificação como cozinheira foi realizada lá, nada melhor do que trazer para vocês aqui uma receitinha fácil de fazer em casa que se popularizou pela culinária francesa. O croque monsieur é uma receita de misto quente francês que não perde a praticidade de um café da manhã corrido, mas ainda possui a beleza de um prato que pode ser servido até para as visitas, mantendo as aparências. Eventualmente, vou contar uma pouco da história desse prato além de trazer curiosidades sobre os conhecidos bistrôs. Contudo, se você ainda quiser aproveitar um bate e volta numa experiência parisiense, pode conferir meus posts sobre a Ritz Escoffier, Le Cordon Bleu e até minhas comprinhas culinárias! Vamos comigo?

 

Croque Monsieur

INGREDIENTES

  • 4 fatias de pão de forma
  • 100 g de presunto em fatias
  • 100 g de queijo ralado
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 200 ml de leite
  • Noz moscada
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Primeiramente, vamos ao preparo do roux, que é a base do molho béchamel.

Para isso, derreta a manteiga em uma panela grande, adicione a farinha de trigo e misture imediatamente e com rapidez usando um fouet.

Sem parar de mexer, adicione o leite e continue misturando.

Quando verificar que o creme já está grosso e sem nenhuma pelota, tempere com noz moscada, sal e pimenta e reserve.

Seu molho béchamel está pronto.

Você sabia? O molho béchamel é o molho branco servido na maioria dos restaurantes!

Coloque as fatias do pão no refratário da Airfryer e cubra cada uma delas com o molho.

Adicione uma fatia do presunto e uma fatia do queijo e cubra com a outra fatia de pão.

Passe novamente uma camada do molho béchamel por cima dos pães e cubra com o queijo ralado.

Leve a cesta da Airfryer a 180°C por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.

Quanto maior a família, maior precisa ser a Airfryer para poder fazer o maior número de receitas com maior facilidade, concorda? Então, não esquece de aproveitar que a Mondial tem uma de 8 litros! Você pode conferi-la aqui.

Para facilitar ainda mais seu preparo, você também pode conferir o vídeo completo da preparação dessa receita incrível!

Mas o “misto quente francês” vem da França?Misto Quente Francês

Surpreendentemente, o croque monsieur tem seu surgimento na Austrália, com os povos originários de lá, mas foi popularizado na capital francesa. Ademais, foi o dono do bistrô Le Bel Âge, chefe Michel Lunarca, em 1910, quem começou a oferecer como pratos rápidos a quem não podia ficar muito tempo no restaurante. Então, lhes eram servidos “croque” – comer depressa – “monsieur” – senhor de forma mais educada, expressão usada pelos garçons. Analogamente, existe uma variação dessa receita de misto quente francês com ovo frito por cima, que é chamado Croque Madame.

E quanto aos bistrôs?

Os famosos restaurantes com ar francês ou europeu que se instalaram pelo Brasil, os chamados bistrôs, nasceram na França, da necessidade das mulheres ajudarem na renda familiar num cenário pós guerra. Suas casas eram, então, abertas ao público para oferecer refeições caseiras, rápidas e baratas. Alguns dizem que seu nome vem de uma expressão “bistrot” que seria “rápido”, mas que não é do francês. Enfim, são restaurantes menores e mais aconchegantes, porém nunca encontrados na própria França com esse nome.

Gostou? Deixa aqui nos comentários o que você achou dessa curiosidade francesa. Não esquece de postar e me marcar no Instagram quando fizer a receita e experimentá-la!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: