Bru Calderon

Batata Hasselback

Batata Hasselback

Mais uma semana começando com muita alegria e receitas deliciosas por aqui! 🙂

Como passamos o final de semana da Páscoa com nossas famílias, a geladeira aqui de casa está quase vazia e como já contei para você, gosto de aproveitar até a o último ingrediente antes de sair às compras da semana.

Acho divertido e super sustentável, já que tento inventar receitas com o que tenho aqui, sem ter que sair para comprar algum complemento.

Você também é assim e gosta de aproveitar as sobrinhas no começo da semana?

Bom, o único ingrediente que tinha por aqui era batata e como não tinha nada para usar como recheio, decidi fazer a versão chamada de HASSELBACK.

Você conhece a BATATA HASSELBACK?

Batata Hasselback

A receita foi criada em 1953 por Leif Elisson, Chef Trainee em um restaurante em Estocolmo, capital da Suécia, chamado Hasselback. Isso mesmo, o chef decidiu batizar a receita homenageando o restaurante em que trabalhava.

Aposto que você já fez alguma versão parecida e chamou de batata sanfonada, batata recheada ou batata laminada, não é mesmo?

Em restaurantes espalhados pelo Brasil achamos versões recheadas de queijo, cheddar, requeijão e bacon, mas fato que é a verdadeira batata hasselback leva pouquíssimos ingredientes e praticamente nenhum recheio.

A receita parece simples, mas o resultado final é impressionante. Muito saboroso, aromático e fácil, o prato tem uma apresentação linda que pode deixar sua refeição muito mais charmosa.

Batata Hasselback


INGREDIENTES

  • 4 batatas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 100 gr de queijo parmesão ralado
  • Raspas de ½ limão
  • 1 dente de alho picado
  • Alecrim
  • Páprica picante
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Lave bem as batatas e corte-as em lâminas finas sem atingir a base da batata. Ela ficará laminada, mas não se despedaçará quando cozinhar.

Derreta a manteiga por 30 segundos o microondas e com ajuda de um pincel culinário, passe-a entre as lâminas da batata.

Em uma tigela separada, misture o queijo, as raspas do limão, o alho picado, o alecrim, uma pitada de páprica e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Coloque essa misture por cima das batatas e leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 35 minutos.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

Muitas pessoas fazem a Batata Hasselback recheada e se quiser experimentar essa versão, coloque fatias de cheddar e cubinhos de bacon. Fica uma delícia para um happy hour entre amigos!

Batata Hasselback

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: