Bru Calderon

Pode criança na cozinha?

E a resposta é sim, a criança pode estar na cozinha!

O ambiente culinário não só pode, como deve ser introduzido desde cedo aos nossos pequenos. Afinal, estamos falando de vários níveis de desenvolvimento infantil, desde autonomia e coordenação motora, até mesmo memórias afetivas e procedência alimentar.

Quem é que lembra do meu post sobre leitura de rótulos dos alimentos? Pois é, imagina se você soubesse conferir e não cair na armadilha dos produtos enganosos desde criança? Então, você já pode dar essa oportunidade maravilhosa ao seu filho ou sua filha aí em casa! Não é incrível?

Com quantos anos as crianças podem chegar chegando na cozinha?

Surpreendentemente, podemos levá-los a cozinha quando ainda são bebês. Por experiência própria, observando o Matheus, é claramente enriquecedor para ele de forma geral. Desde a introdução alimentar, venho deixando-o segurar os ingredientes, o que o leva a experimentar e saber o que está sendo colocado no prato que ele vai comer. Decerto, isso o incentiva a se alimentar bem porque ele já sabe se gosta ou não do que está ali.

Meu filho, Matheus, minha criança na cozinha.

Eventualmente, ele estará apto o suficiente para me ajudar com a mão na massa, literalmente, e eu já sei que, daqui para frente as coisas só melhoram! O desenvolvimento motor das crianças ao aprender a segurar um utensílio com maior firmeza como para ralar um legume ou queijo, ao fazer certos movimentos de rotação para bater um ovo ou um bolo e até ao “fazer bagunça” adicionando ingredientes numa tigela, é muito grande.

Tem mães que têm até um calafrio quando leem a “bagunça”, né? Mas, convenhamos, quem nunca encheu uma bancada da cozinha de farinha ao sovar um pão ou abrir uma massa de pizza? Com as crianças por perto, essa “bagunça” fica ainda mais divertida! Anteriormente, eu mencionei as memórias afetivas. Pois então, aproveite o momento para também ensinar o pequeno a limpar tudo da forma mais lúdica possível.

Mas qual o resultado da criança crescer na cozinha?

Uma maior conexão com sua criança, além de todo o aprendizado! Posteriormente, as mães poderão descansar tranquilas sabendo que os filhos cresceram sabendo, ao menos, fritar um ovo e lavar a louça. Sim, vocês estão ensinando, principalmente, sobre autonomia e responsabilidade para eles! E ainda, nada de dor de cabeça com o excesso de delivery, porque eles vão saber escolher os alimentos de melhor qualidade a dedo graças à educação que lhes foi dada. Não parece ótimo?

Vamos de receitinhas para as crianças na cozinha!

Para quem já está por dentro de todos esses benefícios de ter sua criança presente com você na cozinha e para quem estava insegura sobre levá-los para a cozinha com você, aqui vão algumas receitas para você começar agora mesmo com o pequeno. Vamos lá?

Muffin de Legumes

INGREDIENTES
1 abobrinha
1 cenoura
3 ovos
1 colher de sopa de requeijão
½ Cebola
Sal
Pimenta
Cheiro verde
½ xícara de farinha de arroz ou aveia

MODO DE PREPARO
Rale a cenoura e a abobrinha no Mini Processador.
Em uma tigela junte a cenoura, a abobrinha, a cebola picada, os ovos, requeijão e tempere com sal, pimenta e cheiro verde.
Adicione a farinha e misture.
Despeje a massa em uma forma para muffin untada e leve para a Airfryer a 180ºC por 30 minutos.

 

Veja o vídeo completo aqui!

Biscoito Sem Açúcar

INGREDIENTES
100 g de aveia
100 g de farinha de arroz (ou de amêndoas, de coco, sem gluten ou trigo mesmo)
60 g de óleo de coco
90 ml de leite
1/2 colher de chá de fermento
80 g de uva passa

MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes dentro do processador e bata até a massa ficar consistente.
Coloque sobre um plástico filme e abra com as mãos ou com um rolo.
Corte no formato que preferir, coloque em uma assadeira e leve para a Airfryer a 180ºC por 15 minutos ou ao forno a 180ºC por 20 minutos.

 

Veja o vídeo completo aqui!

Panqueca de Banana

INGREDIENTES
1 banana
Aveia
Óleo de coco

MODO DE PREPARO
Ensine e coloque seu pequeno para amassar a banana, adicione a aveia e o instrua a mexer bem.
Na frigideira, você doura com um pouco de óleo de coco e está pronta a panquequinha.

 

Veja o vídeo completo aqui!

Não tem perigo da criança machucar na cozinha?

Não se enganem! Trazer a criança para estar presente com a gente na cozinha no dia-a-dia não é sobre desatentar daquilo que pode acabar ferindo eles de alguma forma. Qualquer utensílio que possa causar acidentes deve ser mantido longe do alcance da criança assim como forno quente, alguns eletrodomésticos e as tomadas também. A indicação é, inclusive, cozinhar com as panelas nas bocas mais afastadas das beiradas e com o braço da panela virado para o centro. Cuidado sempre!

Gostou? Deixa nos comentários se você já leva ou pretende levar sua criança para te ajudar com as refeições de casa, compartilhe com quem tem filhos e precisa ler esse post, e não esquece de me seguir no Instagram para acompanhar muito mais receitas! Lá você também pode acompanhar o meu processo mostrando como eu acompanho o meu filho na cozinha.

Se você aí em casa tem filhos e for fazer as receitas, não esquece de postar e me marcar para eu curtir!

Logo mais estarei de volta, combinado?

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: