Bru Calderon

Comidas Típicas de Festa Junina

As festas juninas estão a todo vapor e de norte a sul vemos as mais variadas brincadeiras, costumes e claro, receitas relacionadas a este grande festejo.

Celebrada desde o século XVII, a Festa Junina é segunda maior comemoração do país, ficando atrás apenas do Carnaval.

De acordo com alguns historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, e depois de grande influência do catolicismo, ganhou associação com alguns santos como Santo Antônio, São Pedro e São João.

A tradição dessa festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e chegando aqui, ganhou toda a influência local como as comidas, danças, músicas e enfeites tipicamente brasileiros.

Para que uma festa junina seja considerada boa deve haver bandeirolas, fogueira, quadrilha e comidas típicas. A lista de comidas é grande, mas itens como canjica, pamonha doce, bolo de milho, arroz doce e maria mole realmente não podem faltar!

E para celebrar esta tradição incrível, separei algumas dessas receitas especiais para você.

Então pega seu caderno, seu chapéu de palha e corre preparar uma festa junina para sua família!


CANJICA

Canjica

Canjica é o nome dado a uma espécia de milho branco com o qual fazemos um doce tipicamente brasileiro que leva o mesmo nome. Clica aqui para ver a receita.

BOLO DE MILHO

Bolo de Milho Cremoso sem Farinha

O bolo de milho tem origem indígena, ligada à cultura Tupi Guarani. A tradição é de que se faça esse bolo nos batismos das crianças da tribo. O nome indígena dele é Mbojape.

 

A gente herdou essa delícia na nossa cultura e hoje essa é uma das receitas mais queridas em festas juninas e nas mesas de café dos brasileiros, em especial das vózinhas! Clica aqui para ver a receita.

ARROZ DOCE

Como fazer Arroz Doce

O arroz doce é uma receita com origem asiática muito tradicional em países como Índia, em que é servido em todos os casamentos hindus e na Tailândia, em que servido com coco e manga.

Por volta do século XIII o doce chegou na Europa e depois disso chegou no Brasil através dos portugueses. Clica aqui para ver a receita.

MARIA MOLE

Maria Mole Caseira

O doce é tipicamente brasileiro e foi criado por um descendente de italianos que fabricava doces. A receita foi criada por acaso na tentativa de aproveitar as claras não separadas e não utilizadas, ele fez um suspiro e adicionou gelatina à receita.

A ideia era criar um doce consistente, mas ele se surpreendeu ao ver que, mesmo depois de frio, o doce permaneceu mole! Daí que surgiu o nome Maria Mole. Clica aqui para ver a receita.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: