Bru Calderon

Bolo de Fubá Cremoso

Bolo de Fubá Cremoso

Você já deve ter percebido que eu adoro receitas de bolos simples para acompanhar meus cafés da manhã e da tarde não é?

Por aqui já passei a receita de Bolo de Milho Sem FarinhaBolo Verde de Limão Bolo de Cenoura com Farinha de Arroz. E dessa vez resolvi fazer um bolo de fubá, que também já tem receita por aqui, mas numa versão cremosa!

Acho que o mais gostoso de fazer essas receitas de bolos simples e caseiros é o fato de poder adaptar com o que cada um mais gosta. Essa mesma receita pode levar coco ralado, goiabada e até mesmo outro tipo de queijo para dar a textura bem cremosa.

Dessa vez decidi fazer com o parmesão ralado, mas com queijo meia cura também fica uma delícia.

E aí fui aproveitar os ingredientes que tinha em casa para fazer esse bolinho e me deparei com o armário sem nenhuma lata de leite condensado!

Sempre deixo uma caixinha de creme de leite e uma de leite condensado de reserva para os dias que invento moda de cozinhar algo que não está nos planos, mas dessa vez fui pega de surpresa.

Como disse, a versatilidade desse tipo de receita é o que mais adoro e é claro que daria para fazer a receita numa boa sem o leite condensado optando pelo leite comum, mas nesse dia especificamente minha lombriga estava falando mais alto.

Essa não foi a primeira vez (e provavelmente não será a última) que me pego sem leite condensado querendo fazendo alguma receita e então decidi fazer uma versão caseira e adaptada que tinha aprendido há muito tempo atrás de leite condensado caseiro. Para ver a receita, clique aqui.

Com o leite condensado caseiro em mãos, parti fazer a receita e o resultado foi um bolo de fubá super cremoso e delicioso!


INGREDIENTES

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de fubá
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara de leite condensado
  • 50 gr de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 3 colheres de sopa farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO

Unte uma forma com um pouco de manteiga e polvilhe farinha de trigo para enfarinhar.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeja na forma, levando em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 35 minutos ou até o palito de dente sair limpo.

RENDIMENTO

10 porções

DICAS

Como disse, use sua criatividade e faça receitas seguindo a mesma ideia mas acrescentando ou retirando ingredientes conforme o que mais gostar!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: