Bru Calderon

Você conhece a Pizza Pan?

Você conhece a Pizza Pan

Você conhece a Pizza Pan?

Sou completamente apaixonada por Pizzas e por aqui já postei diversas receitas como Pizza na Massa FolhadaPizza CrocantePizza de Crepioca e Pizza no Pão Sírio.

Mas a receita de hoje é de uma pizzinha que eu amo de paixão, a Pizza Pan.

A Pizza Pan nada mais é que uma massa mais pesadinha, com bordas grossas e bastante crocante. Como o nome já sugere, ela é parecida com uma massa de pão.

Antigamente só achávamos para vender em uma grande rede de restaurantes, mas hoje é facilmente encontrada em diversos cardápios de pizzarias espalhadas pelo Brasil.

A história da pizza começou há muitos anos, não se sabe com certeza se com os egípcios ou com os gregos. Fato é que um desses povos misturava farinha com água para criar essa massa.

A novidade chegou na Itália, onde acrescentaram molho de tomate e orégano e dobraram no meio para comer como um sanduíche.

O lanche foi se tornando popular em Nápoles e logo se espalhou pelo mundo ganhando a forma aberta e inúmeros e infinitos recheios.

Pois bem, a Pizza Pan tem um estilo bastante comum nos Estados Unidos, é crocante por fora e macia por dentro e é feita para se comer em pedaços menores, com a mão mesmo, já que fica crocante como um pão!


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de água morna
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco (10 gr)
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de café de açúcar
  • 5 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • Azeite
  • Fatias de bacon
  • Molho de tomate
  • Queijo mussarela
  • Orégano

MODO DE PREPARO

A preparação dessa massa e bastante simples, basta misturar a água, o fermento, o óleo, o sal, o açúcar e a farinha de trigo. Misture tudo muito bem até conseguir uma massa que ainda grude um pouquinho na mão.

Unte uma superfície limpa e coloque a massa já dividida em 4 pedações iguais e deixe descansar por 10 minutos, cobrindo com um pano.

Depois desse tempo, abra a massa, pode ser com um rolo ou com a mão mesmo, deixando o centro mais reto e as laterais mais grossas para formas as bordas.

Eu fiz a minha Pizza Pan na fritadeira sem óleo, dá super certo e é muito prático, mas você pode fazer no forno se quiser, a forma de fazer é a mesma.

Coloque sua massa aberta na cestinha da fritadeira sem óleo ou em uma assadeira untada no forno pré aquecido a 200ºC. Coloque a massa para assar por aproximadamente 10 minutos.

Passado esse tempo, retire, passe uma camada de molho de tomate no centro, as fatias de bacon e cubra com queijo, finalizando com um pouco de orégano e passando um pouco de azeite nas bordas e volte para o forno ou fritadeira, deixando mais uns 5 minutos ou até dourar.

RENDIMENTO

4 pizzas

DICAS

Esse recheio de queijo e bacon é maravilhoso e quase todo mundo gosta, mas fique a vontade para criar qualquer recheio e inclusive pode criar bordas recheadas com catupiry ou cheddar, fica uma delícia!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: