Bru Calderon

Como se Comportar nas Festas de Fim de Ano – um manual da Nutri para você comer sem culpa

Tenha um corpo. Divirta-se nas festas.

Bru Calderon

E assim encerro o Manual de Comportamento para as Festas de Fim de Ano.

Brincadeiras à parte, apesar de ser uma ótima frase, seria muito superficial te deixar apenas com isso. A real é que 2020 teve muitos momentos pesados de diferentes formas e talvez você, assim como muitas pessoas, também tenha compensado parte desses pesos na comida. E talvez isso também tenha pesado na sensação de bem estar, disposição, sono, irritabilidade, pele e até no formato do corpo.

Nesse contexto, a chegada das festas alimenta uma enorme uma briga interna.

Por um lado, a vontade de celebrar o fim desse ano maluco, de vibrar a esperança de um novo ciclo, que venha mais leve, justo, MELHOR.

Em contrapartida, o medo de se afundar ainda mais em comida como recompensa ou consolo. Medo de engordar ainda mais… agora que estava começando a voltar ao seu eixo de equilibro.  Calma.

Aqui vai o meu Manual de Comportamento para as Festas de Fim de Ano que fiz com muito carinho para que você pode verdadeiramente curtir e aproveitar o fim de 2020 sem culpa.

1. Primeiro ponto é acolher

Se você descontou as emoções em comida ao longo desse ano, reconhecer já é excelente pois permite olhar para esse comportamento em busca de estratégias para deixar de fazer isso. Inclusive esse é o principal ponto para sobreviver às festas de final de ano sem culpa.

2. Não comer as emoções

Para isso é preciso atenção nas sensações de fome e saciedade do seu corpo. Não é sobre ficar em sem comer para ter fome a noite. E sim sobre comer normalmente durante o dia, talvez refeições com comida mais leve para estar confortável na hora das ceias. Olhe as opções do que foi preparado, escolha o que quer e pegue porções pequenas especialmente se tiver variedade, para conseguir provar tudo e repetir a favorito se ainda estiver com fome. Lembra que ainda que sejam preparações especiais você pode fazer em outra data durante o ano para reviver essa memória, com isso comer para aproveitar deixa de ser necessário.

3. Opções leves

Se tiver apenas pratos pesados por serem mais gordurosos vai acabar comendo apenas eles. Por isso incluir na programação de cardápio opções leves para acompanhar é uma super estratégia para a sensação de leveza física no dia seguinte. Vale uma super salada montada com folhas, rabanete fininho, frutas e granola salgada, uma caponata de berinjela, uns palitinhos de tomate cereja com muçarela de búfala e manjericão, montar rolinhos de abobrinha com ricota e gorgonzola, beterraba em rodelas fininha com molho pesto. Qualquer uma das receitas da Bru de comidinha leve e gostosa pois incluindo essas opções mais leves, a tendência é comer menos das preparações pesadas e a sensação física fica mais gostosa.

4. Cuidado com álcool

Se você gosta, pode ser delícia um vinho, cervejinha ou qualquer drink para relaxar e faz parte do equilíbrio, da celebração (eu também gosto muito). Devo dizer que dose “boa” de bebida alcóolica é no máximo 1 taça de vinho ou 1 dose de destilado ou 1 latinha de cerveja… então quanto mais perto disso conseguir ficar, melhor para o corpo físico. Pelo menos, lembra de beber muita água – uma boa estratégia é para cada copo de bebida alcóolica, 1 copo de água bebendo devagar, para durar mais tempo e diminuir a velocidade de consumo do álcool mesmo! Hahah

5. Vida que segue

Dia seguinte, é dia seguinte. Nem jejum a base de água com limão e gratidão, nem se jogar na “jacada” e continuar comendo guloseimas que alimentam apenas a mente. Apenas voltar a comer comida, no seu ritmo. Prestando atenção no seu corpo pois se exagerou é capaz que sinta menos fome, apenas respeite seu corpo e coma para a fome, refeições mais leves que vão auxiliar na digestão e equilíbrio.

Agora sim, finalizo o Manual de Comportamento para as Festas de Final de Ano de consciência leve, sabendo que você tem convites para reflexões e estratégias práticas que colocadas em prática vão fazer você aproveitar as festas sem culpa!

E para te ajudar a cumprir esse manual, deixo aqui algumas sugestões de receitinhas da Bru para você arrasar nas Ceias deste ano.

Homus de Beterraba – clique para acessar.

Lasanha de Palmito e Cogumelos – clique para acessar.

Kibe sem Carne Recheado – clique para acessar.

Tabule – clique para acessar.

Ceviche Peruano – clique para acessar.

Que 2021 seja LEVE!

Super beijos, Karelin Cavallari.


Conheça mais sobre o trabalho da Ká em: www.karelincavallari.com.br e também no Instagram.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: