Bru Calderon

Abobrinha Gratinada

Abobrinha Gratinada

Passados alguns dias de muita comilança, festas, casamento, aniversários, decidi fazer uma semana de alimentação mais equilibrada.

Eu adoro a ideia de se alimentar bem e com prazer, acho super possível até porque sinceramente não consigo mudar radicalmente, e nem acho saudável, o que costumo comer.

Gosto de fazer trocas de ingredientes que não tirem meu prazer em comer, em fazer pratos que fiquem bonitos de apreciar e principalmente que me alimentem bem para evitar aquela escapadinha de quando nos forçamos à fazer um regime que limita muito a comida.

Pois bem, tomei a decisão hoje de manha e por isso decidi preparar algo com o que tinha em casa mesmo. Para isso usei a abobrinha, que eu tanto adoro.

Por aqui já contei dos benefícios dela no post do Macarrão de Abobrinha e também já ensinei formas deliciosas de utilizá-la como fazer uma Barquinha, um Carpaccio ou um Suflê com esse mesmo ingrediente.

A abobrinha tem vários benefícios pra saúde, é uma excelente fonte antioxidante, previne doenças cardíacas, alivia a hipertensão por sua grande quantidade de potássio, é rica em vitaminas do complexo B e A, além de ter minerais como fósforo, cálcio e magnésio.

Outra coisa bacana, a abobrinha ajuda a emagrecer! É um dos vegetais com menor quantidades de calorias em relação ao seu tamanho. 100 gr de abobrinha crua tem aproximadamente 100 kcal apenas!

E hoje foi a vez de fazer uma Abobrinha Gratinada. Utilizei pouquíssimos ingredientes e o segredo do prato é o tempero! Se bem temperadas, como as que fiz, as lâminas de abobrinha ficam extremamente saborosas e o prato muito nutritivo.

Vamos lá fazer uma semana de alimentação mais equilibrada mas igualmente gostosa?!


INGREDIENTES

  • 1 abobrinha cortada em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 100 gr de queijo parmesão light
  • Orégano
  • Pimenta
  • Sal
  • Azeite

MODO DE PREPARO

Em um refratário, despeje um pouco de azeite e monte uma camada com a abobrinha, polvilhe com a cebola, o sal, o orégano, o queijo, a pimenta e o alho. Regue com mais azeite e monte novamente outra camada. Na hora de finalizar, deixe que a última superfície seja de queijo parmesão.

Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 10 minutos ou até o queijo dourar e pronto!

RENDIMENTO

1 porção

DICAS

Se quiser pode trocar a abobrinha por berinjela e o queijo parmesão light por um queijo branco.

Não precisa colocar muito azeite ok? Apenas o suficiente para umedecer as lâminas e fazer com que os temperos grudem mais e deem mais sabor ao prato.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: