Bru Calderon

Suflê de Abobrinha

Suflê de Abobrinha

A gente costuma exagerar no final de semana né? Eu pelo menos sempre como mais do que devia. Tem lanche, pizza, chocolate, almoço com a família no domingo.. aí acabo acumulando tudo que não comi na semana toda nesses dois dias.

E é por isso que eu sempre gosto de começar a semana com receitas leves. E quando falo leves quero dizer de calorias e de preparo também, porque segunda é um dia que judia da gente né?

Essa receita de Suflê de Abobrinha ganhou meu coração. É muito fácil, rápida e muito gostosa, simplesmente perfeita pros dias em que queremos maneirar na alimentação.

O Suflê, como várias das receitas que você vai ver por aqui, é uma receita bem tradicional francesa. Lá eles chama de “soufflé”, palavra que significa soprar em francês. E ele tem esse nome justamente porque o ar que é criado enquanto batemos as claras em neve se expande e cresce durante o cozimento.

A receita mais tradicional é o suflê de queijo, mas eu adoro a ideia de incorporar legumes à esse prato, dá mais consistência e deixa a refeição mais completa! Essa versão leva abobrinha pelos benefícios que ela tem, que eu já contei aqui!


 

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha cortada em cubinhos
  • 30 gr de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de azeite
  • 100 ml de leite desnatado
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Manjericão

MODO DE PREPARO

Refogue a abobrinha em uma frigideira com o azeite e mexa até dar uma dourada. Coloque o sal, a pimenta e o manjericão e misture mais um pouco.

Adicione o leite, a farinha de trigo e o queijo e mexa até incorporar todos os ingredientes.

Nesse ponto você pode desligar o fogo e bater as claras em ponto de neve, bem rapidinho.

Quando chegar no ponto, acrescente as gemas dos ovos na mistura, mexa e depois acrescente as claras em neve bem devagar, sempre misturando.

Coloque em um refratário alto pois ele vai crescer e leve ao forno pré aquecido por uns 30 minutos.

RENDIMENTO

1 porção média

DICAS

Você pode fazer o suflê com qualquer outro ingrediente que tiver em casa, cenoura, berinjela, tomate, milho, e alias pode misturar isso tudo e fazer um suflê de legumes!

As gemas e as claras devem ser acrescentadas na mistura com o fogo desligado ok?

Prepare um suflê com alho poró e queijo, por exemplo, coloque em potinhos pequenos como esse da foto e você terá uma bela entradinha pra um jantar!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: