Dia desses joguei no Google “receitas saudáveis” e encontrei 9.900.000 receitas em 0,63 segundos.
E sabe o que eu descobri? Que existem inúmeras receitas se “vendendo” como saudáveis sem nem passar perto disso.
Admito que fiquei triste ao acessar os primeiros sites da lista e chegar à conclusão que muita gente pode estar se abastecendo de informações erradas quanto o assunto é alimentação saudável. Mas, é para isso que estou aqui à convite da Bru, certo?! Para desmistificar o tema e ensinar você como saber se uma receita é ou não saudável.
E para isso, te explicarei de uma forma bem simples e objetiva através de algumas verdades daquelas nuas e cruas que deveriam ser ditas em todos os livros e sites relacionados à alimentação:
1. RECEITA SAUDÁVEL É RECEITA QUE FALA A VERDADE
Não me venha fingir que brigadeiro de chuchu ou de inhame é brigadeiro.
Pode ser um creminho bem gostoso (real, é surpreendentemente gostoso) só não é brigadeiro. E quando você come um creminho desses pensando no brigadeiro, a chance de rolar uma enorme frustração e destruir a intenção de ser opção mais nutritiva é enorme.
Usar ingredientes mais nutritivos na rotina para reinventar receitas culturais como bolo, brigadeiro, pizza pode ser uma boa estratégia…. a parte ruim é usar o mesmo nome. Faz uma receita real, não tipo fake news!
E quando estiver com vontade da versão original das coisas, coma. Coma devagar, apreciando e degustando como um delicioso ritual.
Um dos fatores que faz uma receita ser saudável é ser boa para sua mente, sem a intenção de enganar seu cérebro.
2. RECEITA SAUDÁVEL É RECEITA GOSTOSA NA BOCA
De nada adianta ser uma receita super nutritiva para o corpo físico se for comer com raiva por ser frustrante ou simplesmente ruim no paladar. Logico que se você não tem hábito de comer nada fresco na rotina, talvez precise de certa adaptação ao paladar com boa vontade. Ainda assim, adaptação não é a mesma coisa que comida ruim. A comida precisa ser gostosa na boca e vale usar de estratégias na forma de temperos e adaptações para que isso aconteça para você.
3. RECEITA SAUDÁVEL É RECEITA COM COMIDA COMO INGREDIENTE
Existe comida e existe substância comestível.
Embutidos, refrigerantes, temperos prontos, suco em pó, gelatina colorida, bolacha recheada são substâncias comestíveis pois tem tanto corante, aromatizante, aroma, aditivos que se descaracterizam como comida. Se tem ingredientes desse tipo, é receita de substância comestível.
Aproveite a infinidade de ingredientes de verdade disponíveis nas mais variadas formas para o preparo de refeições no melhor estilo comida de verdade.
4. RECEITA SAUDÁVEL É RECEITA NUTRITIVA PARA O CORPO FÍSICO
A maior parte dos ingredientes em volume precisa ser fresco na forma de legumes, verduras, frutas, cereais e grãos inteiros para que a alimentação seja rica em vitaminas, minerais e compostos ativos. Por exemplo, melhor usar o milho no lugar da farinha de milho. Melhor usar frutas frescas ou secas para adoçar do que açúcar de qualquer tipo.
Resumindo, a receita saudável ALIMENTA TODAS AS SUAS PARTES. Suas emoções com memória e afeto. Seu paladar com prazer. Seu corpo físico com nutrientes.
E por fim…
5. RECEITA SAUDÁVEL É AQUELA QUE VOCÊ FAZ
E NÃO AQUELA QUE VOCÊ SALVA NA PASTINHA PARA VER DEPOIS E NUNCA FAZ!
O último item é um dos mais importantes da lista e é certamente um dos que as pessoas mais falham… lembra que comentei que pesquisei receitas na internet? Tenho certeza que você também já fez a mesma coisa seja, achou diversas opções realmente boas (sim, elas existem) e nunca foi pra cozinha prepará-las.
Aproveite essas sugestões de receitas da Bru e promete que vai correndo pra cozinha fazer essas receitas saudáveis?
BATATA DOCE RECHEADA
BATATA HASSELBACK
TOMATE A PROVENÇAL
Gostou? Compartilhe com quem também vive salvando receitas saudáveis!
Super beijos, Karelin Cavallari.
Conheça mais sobre o trabalho da Ká em: www.karelincavallari.com.br e também no Instagram.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085