Dia desses vi um prato da Lela do Jantinha de Hoje que me deu água na boca! O prato era um Risoto de Queijo Brie com Uva Verde.
Você já deve ter percebido que sou louca por um risoto né? E sou mesmo. Acho super simples, rápido, prático e dá pra fazer com qualquer ingrediente que tiver em casa.
Tenho meus favoritos como o de Queijo Pecorino com Presunto de Parma e o de Limão Siciliano na Cestinha de Parmesão, mas sempre gosto de dar uma conferida em cardápios por aí para descobrir novos e deliciosos sabores
Para quem não conhece a história, o Risoto é um prato italiano clássico, criado em 1574 por Valério de Fiandra, o responsável pelos vitrais da catedral Duomo di Milano, na Itália.
Tem várias versões de como o risoto foi criado por ele, uma de que ele deixou cair um pedaço de açafrão na preparação do almoço de festa de casamento de sua filha, outra em que ele usava o pigmento nos vitrais e por descuido, deixou cair em sua comida e outra ainda que um de seus estudantes de arquitetura era atormentado por Valério pois costumava usar pigmentos de açafrão nos vitrais e como revide, fez com que um dos cozinheiros colocasse o tempero na comida do casamento da filha do Mestre.
Seja qual for a versão oficial, fato é que o primeiro risoto foi de açafrão e foi criado de forma totalmente acidente!
INGREDIENTES
- 1 colher de manteiga
- ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
- ½ dente de alho picadinho
- 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
- 1 xícara de vinho branco
- 600 ml de caldo de legumes (receita aqui)
- 200 gr de parmesão ralado
- 120 gr de queijo brie
- 100 gr de uva verde
MODO DE PREPARO
Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.
Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.
Agora é hora de começar a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.
Quando o risoto estiver quase no ponto, coloque o queijo brie cortado em cubinhos, as uvas cortadas ao meio e mexa bem. Desligue o fogo e coloque 50 gr de parmesão ralado para finalizar!
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.
Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! 🙂
Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!