Como fazer Caldo de Legumes
Por Bru Calderon
Muita gente pode achar que dá trabalho fazer o próprio caldo de legumes para uso em risotos, mas eu te garanto que não é tão difícil assim, além de ser incrivelmente mais saudável.
Depois que eu percebi a diferença que faz no sabor, passei a fazer meu próprio caldo e hoje já não vejo mais segredo, faço em grandes quantidades e congelo para usar outro dia (dica!).
O caldo, também chamado de fundo, é a base líquida para receitas como sopas, molhos, risotos, e é ele o responsável por todo o sabor dessas preparações.
A parte bacana é que você pode fazer o caldo com o que tiver na geladeira, não existe uma receita padrão. Porém, a versão clássica leva duas coisas básicas, o mirepoix e o bouquet garni.
Complicou? Calma, eu explico! Mirepoix é uma mistura vegetais cortados em cubinhos, ou Brunoise. A base mais comum é a de cebola, cenoura e aipo. Essa mistura pode ser utilizada como base para praticamente qualquer preparação. Bouquet Garni é um conjunto de ervas aromáticas amarrados e que tem como finalidade temperar receitas como caldos, bases e molhos. É um ramalhete de várias especiarias que pode ser feito com ramos de salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, alecrim, louro, e quaisquer outras ervas. Amarre todas as ervas que desejar e coloque na panela durante o cozimento do alimento.
Quer saber mais sobre o dicionário gastronômico francês? Clica aqui!
Ou seja, você vai precisar montar uma combinação básica de vegetais e aromáticos, mas sempre da sua preferência ou com o que tiver em casa, não tem segredo. Se o caldo for para uma canja, por exemplo, pode acrescentar pedaços de frango e assim por diante com carnes e peixes.
Anota as instruções aqui embaixo e corre preparar seu caldo!
INGREDIENTES
- 1 kg de legumes variados conforme sua preferência – cenoura, tomate, cebola, alho poró, salsão
- 3 dentes de alho
- 1 bouquet garni
- 4 litros de água
MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com a água.
Deixe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. É importante manter em uma temperatura em que a água não borbulhe, mas sim cozinhe os ingredientes até que fiquem macios, mas ainda inteiros.
Vá retirando qualquer resíduo de espuma que possa formar durante o cozimento.
Coe para separar os ingredientes do líquido.
Utilize a quantidade para preparar sua receita e o restante guarde, depois de resfriado, em potinhos no congelador para uso posterior.
RENDIMENTO
2 litros de caldo
DICAS
Lembre-se, a receita acima é de legumes, mas você pode preparar o caldo de carne, aves ou peixes. É só acrescentar o ingrediente que desejar e diminuir a quantidade de legumes ok?
Guarde o caldo em potinhos menores para utilizar quando quiser, se fechado corretamente dura até 3 meses no congelador.
Você pode utilizar cascas de legumes que usou em outras preparações junto com os demais ingredientes para preparar seu caldo, assim você evita muito desperdício de alimento.