Não é de hoje eu declaro pro mundo que meu prato preferido é o Risoto. Eu amo esse clássico italiano! Acho ele completo, saboroso, cremoso e adoro a forma de preparo.
O Risoto não é só um prato, é um ritual de preparação. É preciso muito carinho e atenção pra chegar no ponto correto.
Temos alguns sabores tradicionais de Risoto, mas eu sou do contra e adoro inventar uma moda! 🙂
Vira e mexe preparo alguns recheios diferentes. Alguns dão certo e outro dão muito certo! Tenho uma lista de Risotos preferidos e alguns deles já postei por aqui, como o de Filé Mignon e Champignon ao Vinho Tinto, o de Queijos Parmesão e Brie e o de Limão Siciliano na Cestinha de Parmesão. Esses são meus queridinhos e sempre faço essas receitas para amigos especiais.
E hoje quero postar mais um que inventei aqui de última hora e deu super certo! Eu só tinha o queijo parmesão em casa, então não conseguia fazer o de queijos. Não tinha nenhuma carne ou cogumelos. Bom, na verdade eu quase não tinha nada em casa, só o arroz mesmo kkk
Decidi fazer uma receita simples, só de parmesão e foi então que me veio a brilhante ideia de usar um finalzinho de bacon que tinha na geladeira e fazer um crispy pra colocar em cima! Foi uma das melhores receitas que já fiz! Ficou maravilhoso! O crispy deu uma crocância especial ao prato e o parmesão, por ser mais salgadinho, foi suficiente para dar sabor.
E dessa brincadeira eu percebi mais uma vez a lição de que a gente pode se inspirar e criar pratos incríveis com coisas que já temos em casa! Uma mistura pode dar muito certo como dessa receita de hoje. Teste aí pra ver se não fica com uma carinha e sabor de restaurante! 🙂
INGREDIENTES
- 1 colher de manteiga
- ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
- ½ dente de alho picadinho
- 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
- 1 xícara de vinho branco
- 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
- 200 gr de parmesão
- 30 gr de bacon
MODO DE PREPARO
Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.
Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.
Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.
Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o parmesão, mexa um pouco, desligue o fogo e misture até que o queijo esteja derretido.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.
Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! 🙂
Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085