Bru Calderon

Como fazer um Risoto de Queijos Parmesão e Brie

Como fazer um Risoto de Queijos Parmesão e Brie

Constantemente eu entro nesse dilema: “Existe alguém nesse mundo que não gosta de risoto?”. E eu sei que a resposta é sim, tá? Mas sempre tendo o achar que a pessoa não experimentou o risoto certo, o recheio certo, a preparação certa. Em resumo: eu sempre acho que o risoto pode agradar todo mundo, se preparado do jeito correto.

Toda vez que tenho algum encontro que a pessoa me diz a seguinte frase “pode escolher”, eu fico neurótica e desesperada pensando o que fazer de jantar. E o que eu sempre escolho? Sim, o Risoto! Esse clássico italiano dificilmente decepciona alguém.

E foi esse prato lindo que eu decidi fazer hoje! Pra um encontro delicioso com pessoas especiais que fazia tempo que não encontrava!

Pois bem, escolhi um recheio clássico de risoto, o de queijos. Acho o risoto feito com queijos mais leves mais saboroso que o risoto feito com queijos mais fortes. Explico: normalmente o risoto de queijos é feito com os queijos parmesão, suíço, provolone e gorgonzola. E aí eu te falo, gorgonzola tem um sabor e cheiro únicos, incomparáveis com outros queijos. E como mistura isso com outro sabor?

Eu sou da opinião que não mistura. E deixa para uma outra preparação. Acho que o risoto tem uma característica tão única de um só sabor marcante, que é um pecado tirar sua essência misturando muitos sabores ao mesmo tempo.

E por isso eu tenho o costume de fazer um risoto de queijos com apenas Parmesão e Brie. Acho que os dois harmonizam muito bem, o parmesão dando intensidade e acrescentando o sal ao prato e o Brie dando leveza e doçura à preparação.

Quem me acompanha por aqui já percebeu que tenho uma grande caída por risotos e posso dizer que essa versão, com esses queijos, foi especial e decidir postar pois tenho certeza que agrada quase todo mundo que é apaixonado pela cozinha italiana!

Além disso eu adoro a história original dessa preparação, que conto nas receitas do Risoto de Filé Mignon ao Vinho Tinto e Risoto de Limão Siciliano.

Sempre fico feliz com a ideia de preparar um prato que foi um erro que deu certo na história da gastronomia! Então vamos conhecer a preparação dessa receita simples e coringa de qualquer jantar?


INGREDIENTES

  • 1 colher de manteiga
  • ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
  • ½ dente de alho picadinho
  • 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
  • 1 xícaras de vinho branco
  • 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
  • 200 gr de parmesão
  • 125 gr de queijo brie

MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o parmesão e o brie, desligue o fogo e misture até que os queijos estejam derretidos.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! 🙂

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: