Risoto de Brócolis e Bacon
Por Bru Calderon
Não sei vocês, mas eu me divirto em pensar o quanto achava abominável brócolis quando era pequena e agora sou completamente apaixonada. Uso como recheio de macarrão, em refogados, em sopas e saladas. Adoro a crocância dessas pequenas arvorezinhas!
É realmente engraçado lembrar de quantas coisas eu achava que não gostava simplesmente por não ir muito com a cara ou o aroma sem nunca nem ter experimentado. Sorte a minha que certo dia resolvi provar o brócolis e desde então não parei mais de comer.
Por aqui já fiz até Torta Recheada de Brócolis que ficou uma delícia, super diferente que todo mundo adorou.
Pois bem, tem um prato que vira e mexe eu faço por aqui e falo para testar com literalmente o que tiver em casa. E hoje foi dia de testá-lo justamente com o brócolis!
Já sabe o que é?
Sim, meu amado Risoto!
Eu já fiz um risoto de bacalhau que levada um pouco de brócolis, mas apenas para complementar o sabor principal. Confesso que nunca tinha provado ou visto um risoto em que a estrela era o próprio brócolis e hoje decidi provar.
Assim como feijão com arroz, acho que o brócolis combina perfeitamente com o bacon e foi assim que surgiu minha versão de Risoto de Brócolis com Bacon!
INGREDIENTES
- 1 colher de manteiga
- ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
- ½ dente de alho picadinho
- 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
- 1 xícaras de vinho branco
- 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
- ½ maço de brócolis
- 100 gr de bacon
- 50 gr de queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
Em uma frigideira sem nada de óleo, coloque o bacon cortado em cubinhos. Doure e reserve.
Na mesma frigideira e aproveitando a gordura que soltou do bacon, coloque o brócolis cortado e refogue, adicionando um pouco de sal e pimenta. Doure e reserve.
Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes. Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. A medida é quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.
Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e, a partir da terceira, vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre. Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o brócolis e o bacon, desligue o fogo e adicione o queijo e misture até que tudo esteja derretido.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele fica meio durinho mesmo; tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto, ok? Se o grão cozinhar demais, fica grudento e você não vai apreciar seu prato.