Omelete de Forno
Por Bru Calderon
Vira e mexe tenho dias de tanta correria que acabo fazendo qualquer receitinha básica e simples para o almoço, algumas dessas receitas já estão por aqui como o Arroz de Forno e o Frango na Mostarda.
E hoje foi mais um desses dias que me virei rapidamente com o que tinha na geladeira.
Confesso que foi um desafio digno de Masterchef já que tinha acabado de voltar de uma viagem para arrumar a mochila e partir para outro no dia seguinte, ou seja, não tinha quase nada na geladeira!
Uma das coisas que nunca faltam por aqui é ovo então segui com a ideia de fazer algo com ele. Para fugir do omelete de frigideira básico decidi incrementar e adicionar mais ingredientes que pudessem dar uma sustância maior para servir de prato principal e não só de acompanhamento ou lanche como a omelete tradicional.
A tradicional omelete francesa é atribuída à Annette Poulard que em 1888 elaborou uma refeição rápida, simples e nutritiva para alimentar os famintos peregrinos que chegavam ao Santuário de São Miguel, no Mont-Saint-Michel na Normandia.
Mas acredita-se que a receita é muito mais antiga que isso e teve origem na Pérsia onde os ovos eram batidos com ervas picadas e depois fritos até ter consistência para ser cortado e servido em pedaços.
INGREDIENTES
- 6 ovos
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola picada
- ½ xícara de aveia em flocos
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- Sal
- Pimenta
- Folhas de manjericão (ou qualquer outra erva como orégano, salsinha e cebolinha)
MODO DE PREPARO
Mais simples impossível. Basta misturar tudo em uma tigela com ajuda de um fouet, despejar em uma forma antiaderente ou recipiente de vidro que possa ir ao forno e levar para cozinhar a 200°C por aproximadamente 25 minutos.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Use sua criatividade e aproveite o que tiver em casa! Pode acrescentar tomates, cenoura, milho, ervilha ou qualquer outro ingrediente de sua preferência.