Bru Calderon

Torta Florida

Torta Florida

Passadas as festas de dezembro e as deliciosas ceias, que mais parecem um banquete da realeza, com tantas opções de comida, e no auge do verão, com altas temperaturas e sol à pino, tudo que a gente quer é sombra e água fresca para esse começo de ano, não é mesmo?

Para que o início do novo ano seja leve mas também prazeroso, sempre invisto em receitas refrescantes e cheias de sabor como, por exemplo, um toque especial para criar as mais variadas águas aromatizadas. Ficou com vontade? Clique aqui para ver como preparar essa delícia para o seu verão.

Mas, é claro, não é só de água que a gente vive! O ideal é que a gente alie a hidratação a uma boa alimentação para garantir um verão de sucesso. Pensando nisso, decidi inovar e deixar aqui uma sugestão de sobremesa que tem a cara dessa estação: alegre, colorida e divertida! Hoje quero mostrar a você que é possível preparar uma receita simples, refrescante, leve e ainda por cima linda para os dias quentes em que queremos aquele docinho depois do almoço.

Torta FloridaPara isso, contei com a ajuda de ingredientes simples como iogurtes e frutas, criando uma receita de uma torta incrível. O toque final ficou por conta do uso de flores comestíveis que trazem um ar fresco e colorido para a torta. Isso mesmo, você leu corretamente. Algumas flores podem ser ingeridas e são elas as estrelas da minha receita de “Torta Florida”. Estou falando das PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Encaixam-se nesse grupo plantas e flores diferentes e não habituais que podem ser ingeridas.

As PANCs costumam crescer e se desenvolver de forma bastante simples, pois são facilmente vistas e encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo nas calçadas de nossas casas. O que acontece é que, por falta de conhecimento, muita gente pensa que é apenas mais uma bonita florzinha no meio do mato e acaba não aproveitando todo o potencial das plantas comestíveis.

Dentro do universo das PANCs existem diversas variações de plantas e flores exóticas, nativas, cultivadas, folhas, frutos, grãos, silvestres e por aí vai… a grande maioria dessas plantas são orgânicas e crescem em praticamente todo tipo de território, possuindo uma resistência impressionante, já que nascem de forma espontânea, adquirindo todas as características necessárias para um bom desenvolvimento naquela região específica.

Torta FloridaE adivinhe só quem possui 1/3 de todas as PANCs no mundo? Sim, o Brasil! Algo em torno de 30 mil plantas são cadastradas como espécies de PANCs e 10 mil delas são nativas brasileiras! E já que temos tantas variações aqui em nosso país, por que não aproveitá-las em receitas? É claro, precisamos ter cuidado e saber exatamente quais são as PANCs antes de sair experimentando qualquer flor em nosso jardim e, para isso, preparei uma lista com algumas das mais conhecidas e facilmente achadas por aqui.

Ora-pro-nóbis: muito encontrada nos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe, a ora-pro-nóbis é uma cactácea que possui flores e folhas ricas em componentes nutricionais. Seus frutos amarelos e redondos também podem ser consumidos, mas sua parte mais usada na culinária é a folha, repleta de fósforo, fibras, cálcio e vitaminas.

Taioba: comum na culinária típica de Goiás, a taioba começou a ganhar espaço na gastronomia brasileira e hoje já pode ser encontrada em diversos pratos de restaurantes renomados. A folha de taioba possui, comprovadamente, mais vitamina A que a cenoura, o brócolis e o espinafre, além de possuir ferro, proteínas e cálcio em sua composição.

Peixinho-da-horta: com folhas carnudas e macias, o peixinho-da-horta é uma das PANCs mais utilizadas no Brasil. A forma tradicional de preparar é empanando as folhas e, em seguida, fritando-as, para obter um resultado final em que lembra pequenos peixes fritos. A planta possui propriedades que ajudam a acalmar tosses e irritações na faringe.

Capuchinha: usada desde os povos antigos para o combate à infecção urinária, diversas doenças de pele e o escorbuto, a capuchinha possui flores e folhas que podem ser consumidas em chás, infusões, sucos e saladas. Possui ação antibiótica, expectorante, digestiva e diurética.

Flor-de-mel: também chamada de álisso e lobulária marítima, essa planta pode ser cultivada até mesmo em jardineiras com outras plantas, se desenvolvendo muito bem. Possui um adorável cheiro doce que lembra muito o mel e por isso é mais conhecida pelo apelido flor-de-mel que pelo nome original álisso.

A flor-de-mel é uma PANC extremamente aromática, bela, delicada e típica da época do verão! E foi por isso que a escolhi para compor grande parte da finalização da minha torta, em conjunto com outras flores comestíveis como capuchinha, amor-perfeito e folhas de hortelã.

Torta Florida

Como queria um destaque especial para esta receita finalizada de forma colorida com frutas e flores, investi em uma travessa preta para o preparo e serviço. Escolhi a travessa retangular canelada da Emile Henry e o resultado final ficou incrível! A travessa possui paredes altas que permitem o preparo das mais variadas tortas doces ou salgadas, finas ou grossas.

A cerâmica HR Ceramic (High Resistance Ceramic) da Emile Henry é o grande diferencial da marca, pois trata-se de um material de alta resistência, que garante uma durabilidade superior, evitando lascas por muito tempo. Ela possui um benefício essencial para esta ocasião: permite o preparo de receitas mais espessas sem o risco de queimar a borda e estragar o prato.

Por ser feita em cerâmica altamente resistente, você pode preparar sua torta por completo no refratário, levando-a ao forno, geladeira, micro-ondas e ainda servindo-a diretamente à mesa, já que as receitas podem ser cortadas na própria travessa, sem nenhum risco no refratário. Os produtos da marca Emile Henry possuem resistência a choques térmicos, podendo ser retirados do congelador e levados diretamente ao forno sem nenhum risco de danificar.

Além disso, o material é um ótimo difusor de calor, distribuindo-o por todo o refratário, o que faz com que seu prato seja cozido por igual e por completo. As travessas caneladas possuem um tamanho perfeito para o preparo de receitas para toda a família e podem ser encontradas nas cores vermelha, preta e fendi.

Agora é só escolher a cor que mais combina com as flores do seu jardim e preparar essa torta florida, linda e refrescante para o seu verão!

Torta Florida


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Sal
  • 2 potes de iogurte grego light (pode ser de frutas vermelhas ou tradicional)
  • 50 g de creme de leite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 caixinha de morangos
  • Folhas de hortelã
  • Flores comestíveis

MODO DE PREPARO

Misture a farinha com o açúcar e adicione uma pitadinha de sal. Nessa mesma tigela, coloque a manteiga, o ovo e o leite e misture até obter uma massa homogênea. Coloque a massa na travessa canelada e pressione com as mãos até preencher toda a forma com a massa. Fure a massa com um garfo e deixe no congelador por alguns minutos enquanto pré-aquece o forno a 200º C. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até que sua massa esteja dourada. Enquanto espera sua massa esfriar, prepare o recheio misturando o iogurte, o creme de leite e o mel, mexendo bem até dar uma leve engrossada. Despeje o recheio na torta e finalize enfeitando-a com morangos picados, folhas de hortelã e as flores comestíveis.

RENDIMENTO

6 porções

DICAS

– Como a massa tende a diminuir quando vai para o forno, empurre bem as laterais até que a massa suba e ultrapasse a travessa. Assim, depois do cozimento, ela não ficará muito baixa na forma.

– Colocamos a massa no congelador antes de assar para que ela firme bem e não esfarele depois de assada. Para isso, você precisará de um refratário que aguente o choque térmico, assim com a travessa da Emile Henry.

– Depois de pronta e enfeitada, leve sua torta para à geladeira por alguns minutos para gelar e endurecer antes de servir.

Torta Florida

Para conhecer a linha Emile Henry e outros produtos da Imeltron, acesse o site:

www.imeltron.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: