Tarte Dijonnaise

Tarte Dijonnaise

Se tem uma coisa que eu amo na culinária francesa é a facilidade com que algumas receitas são preparadas.

Sim, diferente do que muita gente pensa, diversas receitas tem preparo rápido e simples.

É claro que uma infinidade de outros pratos possuem técnicas, preparos, processos, enfim, que elevam a comida francesa à um patamar realmente bastante refinado. Todas essas técnicas são valiosas e merecem muito respeito, pois são fruto de anos de estudo de grandes Chefs franceses. Mas é preciso dizer que várias receitas francesas deliciosas são feitas com muita facilidade e podem ser reproduzidas por todos nós de maneira muito tranquila!

Croque MonsieurQuiche Lorraine e Ratatouille estão nessa lista de receitas típicas francesas que possuem um preparo bastante simplificado e hoje quero trazer mais uma delas para compor essa lista!

A receita é chamada de Tarte Dijonnaise e é um clássico da culinária francesa. Quem me acompanha no Instagram viu que mostrei essa torta dia desses e como recebi várias mensagens me pedindo a receita, decidi fazer a minha versão para postar por aqui.

Originária da cidade de Dijon, a Tarte Dijonnaise tem esse nome, pois o ingrediente principal da torta é a mostarda que leva o mesmo nome da cidade, Dijon.

A Mostarda Dijon, originalmente chamada de Mostarda de Dijon leva esse nome por ser especificamente produzida nessa região, é uma variedade de mostarda bastante forte e intensa e muito presente na culinária francesa.

A mostarda de Dijon é feita a base dos grãos da mostarda, vinagre, sal e acido cítrico e acompanha perfeitamente bem todos os tipos de carne. Como diversos outros ingredientes da culinária francesa, só podem ser chamadas de Mostardas de Dijon as produzidas especificamente naquela região, pois trata-se de um produto de denominação de origem controlada.

A DOC Denominação de Origem Controlada – é o sistema de denominação utilizado para certificar vinhos, queijos, manteigas e vários outros produtos que se caracterizam por obterem a certificação de terem sido produzidos em suas regiões de origem.

Existem diversas variações de receitas desse tipo de mostarda, mas duas versões as mais comuns. A tradicional, em que os ingredientes são processados, dando origem a uma mostarda de Dijon com um amarelo escuro e sabor intenso, e a chamada de Mostarda de Dijon a l´ancienne. A Dijon a l´ancienne possui os mesmos ingredientes com a diferença de que os grãos da mostarda são mantidos inteiros em seu preparo, dando origem a uma mostarda com amarelo escuro e sabor igualmente intenso, mas com os grãos de mostarda fazendo toda a diferença deixando o prato final muito mais bonito e surpreendente, já que os grãos explodem na boca dando uma ardência, aroma e sabor muito mais impressionantes.

A l´ancienne é uma expressão francesa que significa algo como “como antigamente” e é usada para determinar produtos feitos como nos tempos antigos. Antigamente a mostarda era feita apenas misturando os grãos com os demais ingredientes, sem o processamento, e é por isso que esse tipo de mostarda ganha esse nome.

Tarte Dijonnaise


INGREDIENTES

  • 150 gr de massa folhada
  • 3 colheres de mostarda de Dijon a l´ancienne
  • 50 gr de queijo parmesão ralado
  • Tomate cereja
  • Temperos frescos (orégano, alecrim, manjericão)

MODO DE PREPARO

Abra a massa folhada em uma assadeira média e com altura baixa, essa torta não irá crescer, ela fica baixinha e é servida como um aperitivo mesmo para se comer com as mãos.

Coloque a mostarda e espalhe para cobrir toda a massa. Cuba com os tomates cortados em rodelas, coloque os temperos frescos e o queijo ralado por cima.

Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos e pronto!

RENDIMENTO

1 torta média

DICAS

Essa versão feita com tomates é bastante tradicional  e é chamada de Tarte Dijonnaise à la Tomate, mas você pode usar a criatividade e inventar outros ingredientes para colocar por cima da mostarda como queijo e bacon, por exemplo.


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *