Tainha na Brasa
Por Bru Calderon
A receita especial de Páscoa é realmente muito especial 🙂
Fazia tempo que eu e a Larissa do Canal Larica na Brasa estávamos querendo gravar um vídeo juntas. A Larissa é churrasqueira e o canal dela é recheado de dicas, receitas e curiosidades sobre o mundo do churrasco.
Desde nosso primeiro contato combinamos que quando fossemos gravar o vídeo eu faria uma receita de peixe, já que ela é a rainha da churrasqueira!
E então decidimos fazer essa gravação especial de um Peixe na Brasa para a Páscoa. Escolhi uma tainha, mas você pode fazer com outro peixe que encontrar e preferir, o importante é que seja um peixe mais carnudo como corvina, anchova, pintado e por aí vai.
Para acompanhar essa delícia fiz uma Farofa de Banana da Terra, também na churrasqueira, que ficou uma delícia e combina muito bem com a carne saborosa e delicada da tainha.
Se estava procurando uma receita perfeita para esse final de semana, aqui está! Anota a receita da Tainha e corre preparar essa delícia na brasa!
INGREDIENTES
- 1 peixe (tainha, corvina, pintado)
- 1 limão
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- Ramos de ervas frescas (alecrim, tomilho, manjericão)
MODO DE PREPARO
Peça para o seu peixeiro lhe entregar o peixe já limpo e sem escamas.
Com a churrasqueira já acessa e no ponto certo da brasa, coloque a grelha vazia para aquecer enquanto tempera o peixe. Faça três cortes nas laterais do peixe, não muito profundos, apenas para entrar mais o tempero. Coloque sal, pimenta moída na hora e limão dos dois lados. Na abertura do peixe, coloque os ramos de ervas frescas para garantir muito sabor e aroma ao resultado final.
Agora besunte seu peixe com azeite, isso aliado à grelha quente que já está na churrasqueira, irá selar a carne e evitar que ela grude depois de pronto.
Coloque o peixe com a cabeça virada para dentro da grelha, feche e leve ao fogo por aproximadamente 10 minutos de cada lado.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
O peixe costuma ter um sabor delicado e para que consiga sentir todo o seu sabor, evite colocar molhos e temperos muito fortes. O ideal é temperar de forma suave para apreciar o delicioso sabor do peixe.