Como contei aqui no blog, retornei de uma viagem de Paris há poucos dias e, como devem imaginar, as influências gastronômicas de lá ficam marcadas na memória a ponto de querer que todos os pratos tenham uma pitadinha francesa.
Pois bem, um grande casal de amigos fez uma viagem na mesma época para o Chile, país incrível em que também se come e bebe muito bem.
Para celebrar nosso retorno, fizemos um jantar que decidimos chamar de Franco Chileno 🙂
A brincadeira surgiu justamente pela mistura que fizemos no cardápio juntando elementos dos dois lugares para compor um jantar incrível!
De entrada fiz uma salada que ganhou meu coração e já passou a fazer parte do cardápio oficial de casa!
Como precisava deixar um espaço para um belo prato principal, resolvi fazer uma mini quiche para servir individualmente em cada prato. E é ela, obviamente, o elemento francês da entrada.
Decidi fazer a Quiche de Queijos e Tomate pois era o recheio que mais combinava com a proposta do prato.
Para dar o toque chileno, além do vinho que era deste país, coloquei o abacate fatiado e uma espécie de maionese de sardinha. Isso aí mesmo. E entendo perfeitamente sua reação de “o que?” tentando imaginar o gosto dessa mistura toda!
Para minha grata surpresa, o abacate casa como Romeu e Julieta com a sardinha! É impressionante.
Contaram meus queridos amigos que no Chile o abacate, conhecido como Palta, é utilizado amplamente na gastronomia e em muitos dos pratos como o ingrediente principal de refeições salgadas.
O abacate está presente em todas as casas chilenas e em todos os restaurantes, do mais simples ao mais refinado.
Um dos grandes costumes por lá é comer sardinha junto com o abacate. Como boa amante da cozinha, quis provar a mistura para ver se ficava boa e me surpreendi! Realmente fica delicioso e com aspecto e gosto de prato salgado.
Agora vem a melhor parte. Como se não bastasse o prato ter ficado uma delícia, é altamente nutritivo uma vez que o abacate e a sardinha são dois alimentos extremamente ricos em nutrientes. O abacate é rico em ômega 6, 9 e 7, vitamina E, vitamina A, ferro, cálcio, fósforo e ácidos graxos monoinsaturados. O que tudo isso quer dizer na prática? Que o abacate possui substâncias extremamente benéficas à saúde, que equilibram os níveis de colesterol no sangue, ajudam no controle da diabetes e proporcionam uma diminuição do colesterol ruim e um aumento do colesterol bom.
A sardinha é riquíssima em ômega 3, cálcio, vitamina D, fósforo e vitamina B 12, que asseguram um ótimo bem estar cerebral, previne o câncer, baixa o risco cardiovascular e reduz a pressão arterial.
Preciso te dizer mais alguma coisa ou já te convenci à correr pro mercado e comprar os ingredientes para essa deliciosa e nutritiva salada?!
- INGREDIENTES
- 1 maço de alface lisa
- 1 maço de Agrião
- 1 abacate
- 1 latinha de sardinha
- 2 colheres de maionese
- 1 limão
- 1 colher de mostarda a l’ancienne
- Sal
- Pimenta do reino
MODO DE PREPARO
O segredo dessa salada é arriscar sem medo do novo. Monte um prato bem bonito, dispondo o alface, agrião e abacate em destaque, como fiz aqui em casa. Essa é uma forma de apresentação, mas você pode muito bem cortar os verdes em tiras e cubinhos e servi-los todos misturados, também fica lindo e é bem parecido com a forma que eles servem no Chile.
Para fazer a maionese de sardinha, é só mistura-la com a maionese, a mostarda a l’ancienne, o limão e temperar com sal e pimenta. A mostarda é o toque francês da maionese.
E pronto! Agora é só servir com a quiche, cuja receita está aqui neste post, e se deliciar!
RENDIMENTO
4 pratos
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085