Sabe aquele prato que você come babando e que deixa um toque de “quero mais” quando acaba?
Pois é esse prato que vou te ensinar a fazer hoje!
Você acompanhou meus stories do último domingo? Se não me acompanha, clique aqui para não perder nada do que acontece lá.
E quem acompanhou, viu que preparei um risoto de gorgonzola e bacon no maior estilo “almoço delícia de domingo” mostrando todos os segredinhos que uso para o preparo do risoto perfeito.
Aproveitei também para te desafiar a participar do nosso desafio #FICAEMCASAEVAIPRACOZINHA ! Você já está participando?
A ideia é te incentivar a aproveitar esse momento que estamos vivendo de quarentena para se reconectar com o ato de amor que é cozinhar. Na cozinha podemos testar, errar, acertar e mais do que isso, podemos curtir um tempo com nós mesmos ou com quem convivemos.
Que tal dividir uma tacinha de vinho com seu amor e compartilhar a cozinha preparando essa receita?
Vamos continuar nossa corrente e eu estou esperando sua foto ok? Poste uma foto no Instagram mostrando seu prato do dia, sua mesa posta, você se aventurando na cozinha… vamos compartilhar nossas aventuras culinárias e compartilhar a cozinha juntos, ainda que de forma virtual!
Estou te esperando!
INGREDIENTES
- 1 colher de manteiga
- ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
- ½ dente de alho picadinho
- 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
- 1 xícaras de vinho branco
- 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
- 200 g de queijo gorgonzola
- 50 gr de bacon
- 50 gr de queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
Corte o bacon em cubinhos, coloque em uma frigideira sem nada de óleo e frite-o. Reserve.
Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Acrescente a cebola e quando ela estiver ficando transparente, adicione o alho e deixe refogar também. Coloque o arroz e mexa até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. A medida é quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.
Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira, vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre. Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o queijo gorgonzola em cubinhos, desligue o fogo e misture até que tudo esteja derretido. Para finalizar, adicione o queijo parmesão, misture bem e sirva com o bacon por cima.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
1. Você consegue preparar um caldo de legumes em casa em poucos minutos. Coloque água em uma panela e adicione ingredientes como cenoura, cebola, talos de legumes, folhas de vegetais, aproveite todas as sobrinhas e coloque dentro da panela. Ligue o fogo e conte 25 minutos. Coe e seu caldo está pronto.
2. Um dos pontos mais importantes para um risoto cremoso é mexer constantemente até que ele fique pronto. Mexendo sempre, você vai garantir que os grãos batam uns nos outros, criando um atrito para que eles soltem o amido presente no arroz, garantindo a cremosidade especial do risoto.
3. Normalmente, as receitas pedem para desligar o fogo e finalizar o risoto com uma colher de manteiga. Eu nunca faço isso por um motivo simples: a manteiga deixa o risoto com aspecto e textura oleosos. Se você prestar atenção, sentirá a oleosidade da manteiga no céu da boca e praticamente não conseguirá sentir os sabores do recheio. Minha dica valiosa é: finalize com um belo punhado de queijo parmesão.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085