Bru Calderon

Risoto de Gorgonzola com Bacon

Você já me acompanha no Instagram?

Se não, corre me seguir pra não perder nenhuma receitinha que sai por lá todo dia.

Agora, se me segue viu que no último final de semana chegou aqui em casa uma Caçarola tão linda que me deixou de queixo caído!

Como boa cozinheira, adoro testar novos tipos de panela com materiais diferentes e acho super importante variar o preparo pois afinal de contas cada tipo de material vai conferir um resultado final à receita completamente diferente.

E não é que a La Grande Maison acertou em cheio e me enviou uma caçarola de um tipo de material que eu ainda não tinha uma panela sequer? Essa é minha primeira panela de ferro esmaltado!Risoto Gorgonzola Bacon Bru Calderon

A marca que é totalmente nacional e possui mais de 20 anos de existência, produz as mais variadas panelas de ferro esmaltado, material que garante um cozimento uniforme, graças às características térmicas do ferro. Esse material é super resistente, durável, fácil de limpar e ainda confere saúde no preparo das nossas receitas. A La Grande Maison produz panelas de forma artesanal, com cada produto sendo trabalhado de forma individual em cada fase da produção e é pioneira no processo de esmaltação do ferro no Brasil.

Nem preciso dizer que fiquei tão animada com o presente que corri testar pra mostrar tudo por aqui, não é?

Escolhi um clássico da culinária italiana que é a receita perfeita para demonstrar as vantagens do ferro esmaltado – o Risoto!

Isso porque a panela de ferro esmaltado garante que o calor da chama se distribua de forma uniforme por toda a panela, fazendo com que todos os grãos sejam cozidos de maneira idêntica.

O resultado? Certamente o risoto mais espetacular que já fiz (e já comi):

Risoto Gorgonzola Bacon Bru Calderon

Preparei também um vídeo contando mais sobre as vantagens da panela, dá o play para conferir.

Alguma dúvida de que você verá essa bela caçarola muitas vezes por aqui? Nenhuma né! Além de tudo a panela é linda e eu levei direito do fogão para o serviço na mesa, de tão elegante e bonita que é. Se quiser garantir panelas de ferro de qualidade pra sua casa, clica aqui para conferir a loja online da La Grande Maison.

www.shopdacozinha.com.br


INGREDIENTES

  • 1 colher de manteiga
  • ½ cebola cortada em pequenos cubinhos
  • ½ dente de alho picadinho
  • 1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
  • 1 xícaras de vinho branco
  • 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
  • 200 g de queijo gorgonzola
  • 50 gr de bacon
  • 50 gr de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Corte o bacon em cubinhos, coloque em uma frigideira sem nada de óleo e frite-o. Reserve.

Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Acrescente a cebola e quando ela estiver ficando transparente, adicione o alho e deixe refogar também. Coloque o arroz e mexa até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. A medida é quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira, vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre. Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o queijo gorgonzola em cubinhos, desligue o fogo e misture até que tudo esteja derretido. Para finalizar, adicione o queijo parmesão, misture bem e sirva com o bacon por cima.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

1. Você consegue preparar um caldo de legumes em casa em poucos minutos. Coloque água em uma panela e adicione ingredientes como cenoura, cebola, talos de legumes, folhas de vegetais, aproveite todas as sobrinhas e coloque dentro da panela. Ligue o fogo e conte 25 minutos. Coe e seu caldo está pronto.

2. Um dos pontos mais importantes para um risoto cremoso é mexer constantemente até que ele fique pronto. Mexendo sempre, você vai garantir que os grãos batam uns nos outros, criando um atrito para que eles soltem o amido presente no arroz, garantindo a cremosidade especial do risoto.

3. Normalmente, as receitas pedem para desligar o fogo e finalizar o risoto com uma colher de manteiga. Eu nunca faço isso por um motivo simples: a manteiga deixa o risoto com aspecto e textura oleosos. Se você prestar atenção, sentirá a oleosidade da manteiga no céu da boca e praticamente não conseguirá sentir os sabores do recheio. Minha dica valiosa é: finalize com um belo punhado de queijo parmesão.

Risoto Gorgonzola Bacon Bru Calderon

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: