Bru Calderon

Risoto de Champanhe e Corações de Alcachofras

Risoto de Champanhe e Corações de Alcachofras

Acho que todo mundo que gosta de cozinhar tenta acompanhar a maioria dos programas culinários que tomaram conta da TV e da internet nos últimos tempos, não é?

O mais famoso deles, o Masterchef, está no ar atualmente com a edição Profissionais e tenta desde o primeiro episódio desafiar os Chef´s à criar pratos inovadores, criativos e saborosos. Para isso sempre preparam surpresas que vão de prover ingredientes de xepa, que são os produtos que sobram no final das feiras, até fazer o olho de qualquer cozinheiro brilhar com ingredientes como caviar e vieira.

Pois bem, no episódio dessa semana eles entregaram uma caixa justamente com esses ingredientes especiais e fiquei aqui pensando com os meus botões o que eu faria se tivesse alguns daqueles produtos e pudesse, obviamente, trazê-los para a realidade do que costume cozinhar, sem inventar muita moda.

Quem me acompanha por aqui, o que eu mais gosto de fazer? Risotos! E então, inspirada no episódio do Masterchef, resolvi testar uma receita de Risoto de Champanhe e Corações de Alcachofras. Sim meus amigos, Champanhe ao invés de vinho branco e corações de alcachofras como recheio principal.

Tirando o fato de que uma ou outra pessoa pode não gostar de champanhe e/ou alcachofra, meio difícil, pra não dizer impossível, de não se apaixonar por essa versão refinada do clássico italiano!

Bom, vamos lá, primeiro quero só pontuar que estou utilizando a palavra champanhe consciente de que não está correto ok? Só podemos utilizar a descrição Champanhe ou Champagne (em francês) para os vinhos brancos espumantes produzidos na região de Champagne-Ardenne, nordeste da França.

Essa denominação é quase que um selo de autenticidade e o correto mesmo seria a utilizarmos apenas para os produtos fabricados com as uvas chardonnay, pinot noir ou pinot meunier, fermentadas naquela região.

O que acontece é que realmente o mundo incorporou o costume de chamar todos os tipos de vinhos espumantes produzidos de mesma forma de Champanhes enquanto que deveríamos chamá-los de espumantes. Acho super bacana o respeito por produtos que possuem esse tipo de controle de nomenclatura e de fato é maravilhoso poder apreciar uma Champanhe verdadeira.

Mas também não sou radical e acho que tudo bem utilizarmos de forma mais informal e costumeira a palavra, obviamente tomando o cuidado para não fazer confusão em determinados locais como restaurantes refinados por exemplo.

Dito isso, vamos à nossa receita inspirada no programa desta semana?!


INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de alho poró cortado em fatias finas
  • 1 xícara de chá de arroz carnaroli ou arbóreo
  • 240 ml de champanhe
  • 350 gr de corações de alcachofras cortados ao meio
  • 200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
  • 70 gr de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente o alho poró e refogue bem até murchar.

Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Acrescente o champanhe e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o parmesão, desligue o fogo e misture tudo.

Com o fogo desligado, coloque os corações de alcachofras cortados ao meio e misture até incorporar e sirva imediatamente.

RENDIMENTO

4 porções

DICAS

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! 🙂

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: