Bru Calderon

Quiche de Alho Poró

Se tem uma receita mais versátil que Quiche, eu desconheço e é por isso que hoje te mostro como fazer uma versão prática e deliciosa de Quiche de Alho Poró!

Quiche BruCalderon

A quiche nada mais é que uma torta aberta, que não leva uma cobertura de massa, e que é feita a base de leite, creme de leite, ovos e farinha. Podemos dizer que esse prato tem dupla nacionalidade, pois a versão original foi criada em Alsácia Lorena, que hoje faz parte da França, mas por muito tempo pertenceu à Alemanha. Na verdade na verdade, se seguirmos estritamente os indicativos históricos podemos dizer que a receita é de origem Alemã, mas é que o prato é tão tradicional na França que acabou virando um clássico local.

A origem do nome Quiche vem de “Küchen”, que em alemão significa literalmente torta. Na época a região se chama “Lothringen”, que em português significa Lorena e em francês Lorraine. Assim que os franceses ganharam a batalha e retomaram a região, trataram de batizar a quiche dos alemães de “Quiche Lorraine”.

Tradicionalmente, a quiche lorraine leva queijo e bacon e para quem gosta desse ingrediente, é também uma versão muito saborosa da receita. Mas fato é que o prato se tornou mundialmente famoso pela sua versatilidade, podendo ser feito literalmente com qualquer ingrediente que tiver em casa.

Apenas dois ingredientes nunca podem faltar em uma quiche: os ovos e o queijo parmesão e é por isso que ela é tão versátil, pois pode ser preparada com uma infinidade de outros recheios.

Quiche BruCalderon

E meu escolhido de hoje foi o alho poró, um vegetal da mesma família que as cebolas e os alhos e sua diferença está não apenas no formato cilíndrico e com talo branco e folhas verdes, como também no sabor muito mais suave.

Para hoje escolhi o Alho Poró da Vegetais Saudáveis como a estrela da minha quiche!

O Grupo Vegetais Saudáveis é a união de produtores rurais, responsáveis e conscientes na produção de Frutas, Legumes e Verduras que utilizam processos produtivos baseados nos requisitos das boas práticas agrícolas e que entregam ao consumidor alimentos seguros, com qualidade e garantia de origem.

Os produtos com o selo Vegetais Saudáveis são incrivelmente saborosos, suculentos, bonitos e o melhor, com origem garantida de qualidade.

Para conferir mais sobre a Vegetais Saudáveis clique aqui.

Quiche BruCalderon

E agora, corre conferir essa receita e quando reproduzir em casa, não esqueça de nos contar no Instagram.


INGREDIENTES

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • Sal
  • 6 colheres de sopa de óleo
  • ½ xícara de leite
  • 1 ovo
  • Azeite
  • ½ xícara de cebolinha picada
  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Noz moscada
  • 200 gr de alho poró
  • Pimenta
  • 100 gr de queijo ralado

MODO DE PREPARO

Em uma tigela misture a farinha com óleo e um pouco de sal até obter uma farofa. Em um recipiente separado, misture o ovo com o leite e despeje na farofa. Misture tudo muito bem até conseguir uma massa homogênea. Reserve.

Na panela esquente um fio de azeite e refogue o alho poró até murchar. Junte a cebolinha, tempere com um pouco de sal e desligue.

Em uma tigela misture os ovos, o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Junte uma pitada de noz moscada e o refogado de alho poró. Junte metade do queijo e misture muito bem.

Abra a massa e disponha em uma assadeira, pressionando bem o fundo e laterais e retirando os excessos de massa. Despeje o recheio, cubra com o restante do queijo, enfeite com alho poró e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 35 minutos.

RENDIMENTO

4 porções

DICA

Você pode incrementar sua quiche com outros ingredientes como cenoura, tomate, cebola ou outros vegetais de sua preferência.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: