Moqueca de Cação com Sweet Palermo
Por Bru Calderon
Algumas semanas atrás eu te contei os 5 motivos pelos quais você tinha que conhecer Sweet Palermo, está lembrado?
Se você conferiu esse post, eu tenho certeza que ao final você deve ter se perguntado “mas onde está a receita usando esses lindos pimentões adocicados?” e estou aqui para te contar que hoje é o dia em que começo a te mostrar as mais versáteis e incríveis receitas em que você pode usar esses pimentões alongados.
Sweet Palermo é um pimentão alongado premium que aqui no Brasil está disponível nas cores amarelo, vermelho e laranja e pode ser encontrado nos melhores supermercados e hortifrutis do país e uma de suas características mais marcantes é o fato de ter um sabor incrivelmente único.
O pimentão possui a pele bem fininha e muito menos sementes em seu interior, o que resulta em um ingrediente com aroma intenso, uma textura suculenta e um sabor adocicado.
Consegue imaginar a explosão de sabor desse produto? Só provando mesmo para entender!
E para te inspirar a sair correndo para o mercado garantir seu Sweet Palermo, aqui vai a minha primeira sugestão de receita para te deixar com água na boca: a Moqueca de Cação.
A Moqueca é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira e recentemente foi considerada pelo Ministério do Turismo como um “prato indispensável” para os turistas que conhecem o Brasil, o que significa que não podemos deixar um estrangeiro ir embora sem antes provar essa maravilha nacional!
A origem deste prato é disputada pela Bahia e pelo Espírito Santo e ao que tudo indica essa discussão nunca terá fim, já que baianos e capixabas não costumam dar o braço a torcer quando o assunto é “moqueca”.
Apesar de levar o mesmo nome, a receita muda de uma região para a outra e enquanto a moqueca capixaba é mais leve e feita com peixes como filhote e à base de óleo de urucum e tomates, a versão baiana é preparada com outros tipos de pescado como robalo, badejo ou cação e ganha temperos com origens africanas como leite de coco e azeite de dendê.
Além dos temperos mais marcantes, a versão baiana leva um outro ingrediente muito característico. Adivinhe só o que é?
Sim, Pimentões!
Sem pimentões, a moqueca baiana não é a mesma e esse ingrediente é certamente uma das estrelas do prato.
Para a minha versão de Moqueca, usei cação, leite de coco, azeite de dendê e o toque pra lá de especial foi incluir as três cores dos pimentões Sweet Palermo para um prato adocicado, marcante e incrivelmente colorido!
Os pimentões Sweet Palermo foram a escolha ideal para esse prato já que trouxeram beleza, aroma e sabor à moqueca e deixaram a refeição ainda mais saborosa, já que os pimentões são adocicados e leves.
Confira como preparar essa maravilhosa receita em casa e quando testar, não esqueça de me contar nos comentários!
Para outras sugestões de receitas com Sweet Palermo, acesse:
_________________________________________________________________________
INGREDIENTES
- 400 gr de cação em postas
- 1 limão
- 1 dente de alho
- 1 cebola grande
- 1 tomate grande
- 1 Sweet Palermo vermelho
- 1 Sweet Palermo amarelo
- 1 Sweet Palermo laranja
- 3 colheres de sopa de azeite de dendê
- 200 ml de leite de coco
- Cheiro verde
- Azeite
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Prepare uma marinada e deixe as postas de peixe marinando em limão, sal, pimenta e alho macerado por 30 minutos.
Na panela, esquente um fio de azeite e refogue a cebola cortada em rodelas. Em seguida, abaixe o fogo e vamos começar a montar a cama para receber o peixe. Adicione os tomates e os pimentões em rodelas e por cima, posicione o peixe. Cubra com mais um pouco de pimentão, tampe e espere aproximadamente 10 minutos. Não é necessário adicionar nenhum líquido pois o próprio peixe irá soltar água conforme cozinhar. Adicione o leite de coco e o azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até perceber que o caldo engrossou. Finalize com cheiro verde picado e sirva.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Fique a vontade para escolher outros tipos de peixe para a sua moqueca, mas lembre-se de comprar algum com consistência firme para que mantenham sua forma durante o longo cozimento.