Bru Calderon

Maionese de Alho Caseira

Sabe aquela maionese cremosa, consistente e com um sabor leve e suave de alho que a gente come em restaurantes?

Maionese de Alho Bru Calderon

Aquela delicada e saborosa que faz a gente lamber os dedos. Nada de maionese de alho forte, indigesta e que depois faz a gente ficar “conversando” com o alho o dia todo não.

É essa receita que vou te ensinar a fazer hoje!

Eu sou muito fã de maionese. Adoro as versões de maionese verde, maionese de bacon, maionese de abacate e é claro, uma das minhas preferidas, maionese de alho.

Maionese de Alho Bru Calderon

Sempre que peço lanche de algum lugar, confiro se tem no cardápio essa maionese e sempre acrescento no pedido. Outra situação muito comum de ter essa receita é em churrascos! Vira e mexe alguém leva pronta para usar como acompanhamento das carnes, queijos e pães.

E qual o grande diferencial dessa maionese? Que ela tem um sabor extremamente agradável, suave e saboroso. Nada de ficar com gosto de alho na boca horas e horas depois!

Muita (muita mesmo) gente me manda mensagem pedindo uma receita de maionese de alho e o pedido é sempre unânime: que não fique forte. Faz algumas semanas que estou devendo essa receita e hoje é o dia de te contar o grande segredo então!

O truque dos restaurantes e grandes Chef´s é: COZINHAR O ALHO!

Sim meus amigos. Nada de bater o alho cru para fazer a maionese. O segredo é levar o alho para cozinhar no forno em temperatura baixa até que ele tenha amolecido. Isso vai fazer com que o alho perca por completo seu cheiro e aroma excessivos e que o sabor seja muito suavizado.

Incrível, não é mesmo? Pode acreditar, eu cozinhei e usei 1 cabeça inteira de alho para preparar a receita de hoje e o resultado foi que o potinho acabou com essa porção de batata em 1 minuto rsrs

 

Gostou da dica? Então compartilha esse post com a pessoa que vai adorar saber disso!Maionese de Alho Bru Calderon


INGREDIENTES

  • 1 cabeça de alho
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta
  • Ramos de alecrim
  • 1 ovo
  • Suco de 1/2 limão
  • Óleo

MODO DE PREPARO

Corte a “tampinha” do alho a fim de que consiga ver os dentes. Tempere com azeite, sal, pimenta e coloque em um pedaço de papel alumínio junto com um ramo de alecrim. Feche como uma trouxinha e leve ao forno pré aquecido a 160ºC por aproximadamente 40 minutos. Retire com cuidado, espere esfriar e descarte as cascas. Coloque no liquidificador e adicione ovo, limão, sal e pimenta. Bata primeiro esses ingredientes. Abaixe a velocidade do liquidificador e comece a colocar óleo devagar e em fio até dar o ponto. Quando perceber que está consistente, desligue, coloque num pote e leve para gelar até a hora de servir.

RENDIMENTO

150 gr de maionese pronta

DICA

Aproveite temperos frescos para cozinhar junto com seu alho. Aqui usei alecrim, mas tomilho também cai muito bem!

Maionese de Alho Bru Calderon

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: