Bru Calderon

Como fazer Croquete Holandês

Você sabia que a origem do Croquete é Holandesa?

Croquete holandês Bru Calderon

Sim meus amigos, aquele tradicional bolinho de carne que achamos em todos os barzinhos brasileiros, na verdade tem origem lá na Europa!

E como eu descobri isso? Pesquisando mais sobre a culinária holandesa para compor meus posts com a Sweet Palermo.

Sweet Palermo é um pimentão alongado premium que aqui no Brasil está disponível nas cores amarelo, vermelho e laranja e pode ser encontrado nos melhores supermercados e hortifrutis do país e uma de suas características mais marcantes é o fato de ter um sabor incrivelmente único.

O pimentão possui a pele bem fininha e muito menos sementes em seu interior, o que resulta em um ingrediente com aroma intenso, uma textura suculenta e um sabor adocicado.

Alguns meses atrás eu te mostrei como preparar uma receita típica do Brasil usando Sweet Palermo e minha escolhida foi uma Moqueca de Cação que você pode conferir clicando aqui.

Dessa vez quis homenagear a terra de origem do Sweet Palermo, a Holanda, e decidi me aprofundar nos pratos locais. Foi quando me surpreendi ao descobrir que um dos salgadinhos mais famosos aqui no Brasil, foi criado lá!

Croquete holandês Bru Calderon

Originalmente chamado de Kroketten, a receita teve origens em meados de 1909 quando o padeiro Kwekkeboom retornou à Holanda após um período na França e decidiu preparar sua própria versão de bolinhos fritos que havia provado na França. Para sua versão, o holandês decidiu inovar e preparar um bolinho recheado usando carne bovina de ótima qualidade.

E assim foi criado um dos salgados mais populares ao redor de todo o mundo!

Confesso que me surpreendi ao saber que praticamente todos os países do mundo tem a sua versão do Kroketten, cada um feito com ingredientes mais comuns na região, mas que em sua terra natal o aperitivo é tão amado que você pode encontrar os bolinhos em praticamente todos os lugares, é só escolher o sabor e comprar seu kroketten direto em máquinas automáticas espalhadas por todo o país.

Como boa curiosa que sou, decidi homenagear a Holanda não apenas preparando uma versão clássica e original de Croquete, como usando o Sweet Palermo, também holandês, na massa!

O resultado? Simplesmente o melhor croquete que já comi na vida!

Croquete holandês Bru Calderon

Esse é o tipo de coisa que você precisa provar para entender a explosão de sabor da combinação da carne desfiada, com os temperos certos e o toque especial adocicado de Sweet Palermo.

Confira como preparar essa delícia em casa e quando testar o verdadeiro Kroketten em casa, me conte no Instagram.

Croquete holandês Bru Calderon

Para outras sugestões de receitas com Sweet Palermo, acesse:

 www.sweetpalermo.com/pt/home


INGREDIENTES

  • 500 gr de acém
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 Sweet Palermo amarelo
  • 1/2 Sweet Palermo vermelho
  • 1/2 Sweet Palermo laranja
  • 600 ml de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
  • Sal
  • Pimenta
  • Noz moscada
  • 1/2 limão
  • Cheiro verde
  • Ovos, farinha de trigo e farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Em uma panela coloque a carne, o alho, a cebola, folhas de louro e os pimentões cortados ao meio. Cubra com água e tampe e deixe cozinhar por 45 minutos ou até perceber que a carne está macia a ponto de desfiar.

Retire a carne e desfie com um garfo. Coe o conteúdo da panela, mantendo apenas o caldo reservado.

Em uma panela adicione a manteiga e quando derreter, junte o trigo mexendo com um foeut sem parar. Junte o leite, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Agora, junte o caldo reservado, mexendo sem parar. Quando perceber que está um creme grosso, junte a carne desfiada, o pimentão vermelho picado em cubinhos pequenos, misture. Adicione suco de limão, cheiro verde picado e mexa.

Coloque essa massa em uma tigela, cubra com plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas.

Pegue aproximadamente 1 colher de sopa cheia da massa e modele no formato de croquete. Passe no ovo, na farinha de trigo, no ovo novamente e em seguida na farinha de rosca.

Aqueça o óleo e frite os bolinhos. Sirva com mostarda.

Croquete holandês Bru Calderon

RENDIMENTO

10 croquetes

DICA

Quanto mais tempo puder deixar a massa na geladeira, mais consistente ela ficará. Se quiser, pode fazer de um dia para o outro para garantir uma massa mais firme e fácil de moldar.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: