Cheesecake de Amora
Por Bru Calderon
Quem aí está com o pé de amora carregado?!
Se você tem uma amoreira no seu quintal ou conhece um vizinho ou um parente que tenha, sabe que estamos na época dessa deliciosa frutinha 🙂
Em agosto e comecinho de setembro os pés ficam cheios e a colheita pode continuar boa até meados de novembro dependendo da região que você está. Ou seja, ainda tem um bom tempo para aproveitar essa deliciosa fruta vermelha.
O duro é ter imaginação para inventar receitas para conseguir dar conta de usar de tanta amora, não é verdade?! Vira e mexe recebo mensagens perguntando o que fazer com tanta amora e muita gente acaba até perdendo a fruta sem saber como usá-la de formas diferentes.
Por aqui já te contei como preparar um delicioso Sorvete de Amora que rende muito bem e pode ajudar a refrescar seus dias de forma saborosa.
E seguindo com novas receitas usando essa fruta, hoje é dia de te mostrar como fazer um incrível e muito prático Cheesecake de Amora. Essa é a receita de cheesecake mais fácil, prática e barata que você vai achar, pode acreditar. E o bacana é que pode variar as coberturas e pode fazer com amora (como faremos hoje) ou com goiabada, morangos ou framboesa.
Anote a receita a seguir e me conte quando fizer!
INGREDIENTES
- 1 pacote de bolacha maisena
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 100 gr de manteiga derretida
- 220 ml de leite
- 3 ovos
- 600 gr de ricota
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de amoras
- 1/2 xícara de água
MODO DE PREPARO
Coloque as bolachas e a canela no liquidificador e bata até virar uma farofa. Despeje em uma tigela e junte 100 gr de manteiga derretida. Misture bem com as mãos. Coloque a mistura em uma forma de fundo removível (não é necessário untar) e espalhe pressionando com as mãos até cobrir todo o fundo.
No liquidificador coloque o leite, os ovos, a ricota, o leite condensado e as 3 colheres de manteiga e bata até tudo ter se incorporado.
Despeje na forma e leve ao forno pré aquecido a 150ºC por aproximadamente 1 hora. Dependendo do forno pode levar de 1 hora a 1 hora e meia e o importante é você balançar a forma e reparar no centro da massa. Quando as laterais estiverem mais durinhas e o meio ainda estiver mole e balançando um pouquinho, está bom, pode desligar.
Deixe esfriar por completo.
Em uma frigideira coloque as amoras e a água, ligue em fogo baixo e vá mexendo até que tenha virado uma calda grossa. Despeje por cima do cheesecake frio e está pronto.
RENDIMENTO
8 porções
DICA
Use sua imaginação para criar caldas diferentes para a cobertura da sua cheesecake. Sugestões que dão super certo: morango, framboesa, maracujá, goiabada, pêssego e até mesmo kiwi!