Quem resiste a um Waffle quentinho servido com mel pro café da manhã? Eu adoro e acredito que essa é uma das receitas mais práticas e afetivas para começar muito bem o dia.
Apesar de incrivelmente populares nos Estados Unidos, os Waffles tiveram sua origem durante a Idade Média numa região em que hoje está localizada a Bélgica e por isso, os waffles são considerados belgas.
A receita era uma simples mistura de trigo e ovo que ao ser prensada em duas placas de ferro criava texturas e desenhos específicos relacionados à igreja. As primeiras prensas de waffle foram encontradas por volta de 1300 na Alemanha e por lá elas criavam um padrão de desenho semelhante ao favor de mel, que em alemão se escreve wafel, de onde surgiu o nome pelo qual conhecemos a receita nos dias de hoje.
A forma mais comum de consumo do waffle nos dias de hoje, em especial nos cafés da manhã, é regado a muito maple syrup. Esse syrup é um xarope extraído da árvore mais famosa do Canadá, aquela cuja folha está até na bandeira do país, e tem um sabor único difícil de comparar com outros produtos.
Aqui no Brasil podemos substituir esse xarope pelo mel, produto extremamente nutritivo para o nosso corpo. O mel contém proteínas, sais minerais, vitaminas, alto teor energético e ainda propriedades antioxidantes antibacterianas. Além disso tudo, ainda é um adoçante natural que cai perfeitamente bem em cima de um waffle!
Para deixar esse café da manhã ainda mais especial, montei uma mesa com itens Copa e Cia e o resultado final ficou incrível!
INGREDIENTES
- 3 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
- Mel
MODO DE PREPARO
No processador ou liquidificador bata o ovo, manteiga e açúcar. Em seguida junte o trigo e o fermento e bata novamente. Despeje em uma máquina de assar waffles ou crepeira e asse até dourar. Sirva com mel.
RENDIMENTO
2 porções
DICA
Você pode servir com outros acompanhamentos como chocolate