Bru Calderon

Vinho com Screw Cap é ruim?

Você já deixou de comprar um vinho porque ele não tinha rolha?

Já ouviu alguém bancando o entendido e dizendo que não toma vinho com tampa de rosca porque não é bom?

Pois hoje estou aqui para te falar que não é porque o vinho não tem rolha que é de menor qualidade.

E de uma vez por todas, tire isso da cabeça, da mesa, da gaveta… de onde quer que você tenha guardado essas más ideias!Bru Calderon Vinhos Screw 2

As garrafas de vinho com fechamento screwcap são elaboradas e pensadas especificamente para os vinhos:

  1. que devem ser consumidos ainda jovens;
  2. que possuem aromas mais delicados.

É cientificamente comprovado que com esse tipo de fechamento temos uma troca menor de oxigênio entre o ambiente e o interno da garrafa, o que garante que os delicados aromas não escapem por aí antes que você possa apreciá-los na sua deliciosidade inteira.

Bru Calderon Vinhos Screw 1

Simples assim. Nada tem a ver com alta ou baixa qualidade do vinho o fato de ter ou não rolha.

E falando nisso, levanto aqui uma outra questão importante que vai fazer você repensar qualquer pré-conceito relacionado a outros tipos de fechamento de vinho que não as tradicionais rolhas.

Você sabe de onde vem a rolha?

A rolha é feita a base de cortiça, uma árvore que cresce em determinadas regiões, principalmente em Portugal. O mundo está em crise ambiental (sabia disso?! Se não, deveria saber) e por isso, veremos cada vez mais opções diferentes e mais sustentáveis em todos os setores e com o vinho, não seria diferente. Certamente com o passar dos anos veremos cada vez mais vinhos com o Screw Cap, além das seguintes opções de fechamento:

Rolha de plástico/sintética

A rolha de cortiça permite uma troca mínima de ar entre o ambiente e o interno da garrafa, o que nesse limite é bom para o vinho. O oxigênio tem uma relação muito complicada com o vinho. Mas a rolha de plástico vem para mudar um pouco isso, ela veda com mais eficiência a garrafa, o que para os vinhos jovens e que não precisam de envelhecimento, é ótimo!

Torneira

Bru Calderon Vinhos Screw

Oi? Do que eu to falando? To louco? Não. Risos. Existe uma coisa chamada Bag In Box que é um método de envase, tendência em países produtores, para vinhos jovens. O método serve para baratear ainda mais os custos de envase (menos vidro, menos rolhas, rótulos, água para limpeza, etc), de logística, entre outras milhares de coisas que se polvilham na cadeia de valor. Acredite, é ótimo! Um dos vinhos que sempre compro é um desses de torneira: dura 1 mês depois de aberto na geladeira. Abro a porta, pego uma torneiradinha e pronto!

Enfim, o resumo é: sem preconceitos pessoal. E agora que suas definições foram atualizadas com sucesso, por favor não me digam mais que vinho de rosca é inferior, combinado? Eu jogo uma tampinha em vocês! rs


Conheça mais do trabalho do Leo em: www.instagram.com/boiuxp

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: