Ela é o perfeito equilíbrio entre o doce e o azedo.
É uma das sobremesas mais reproduzidas ao redor do mundo.
Sua cobertura é feita com a famosa técnica do merengue italiano.
É tão conhecida que é até estrela do filme Toast, biografia do famoso Chef inglês Nigel Slater.
Quem sabe do que estou falando?!
Acertou quem disse…
TORTA DE LIMÃO!
Difícil conhecer alguém que nunca tenha experimentado uma fatia de torta de limão na vida.
O doce do merengue italiano da cobertura é perfeitamente equilibrado pelo recheio azedo feito com suco de limão e pela leve crocância proporcionada pela base da torta.
Só de pensar, dá água na boca!
Praticamente todo mundo já experimentou essa torta alguma vez na vida, agora o que pouca gente sabe é que ela teve origem há muitos anos atrás, algo datado do final do século 19.
Como inúmeras receitas clássicas do mundo, sua origem correta é indefinida e praticamente impossível de determinar, mas alguns registros nos ajudam a contar sua história.
A primeira versão conta que William Curry, um milionário morador de Key West que restaurava navios, teria sido a primeira pessoa a mencionar oficialmente a existência desta torta. Key West é uma cidade dos Estados Unidos que fica no extremo sul da Flórida, no arquipélago de Flórida Keys, no finalzinho do país e a apenas 90 milhas de Cuba. A cidade fica a mais ou menos 3:30hs de Miami e possui um clima super tropical, com muitos bares e um porto dos cruzeiros que saem da Flórida.
Eis que William Curry era tão rico que tinha uma cozinheira só para ele apelidada de “Tia Sally”, a responsável pela produção da tal torta de limão, que por lá é chamada de “Key Lime Pie”. A cidade acredita tanto nesta versão da história que anualmente em 04 de julho se festeja o “Key Lime Pie Festival” em que uma torta gigantesca é preparada para todos os visitantes.
Outra versão conta que a torta teve origem como um resultado da devastação das plantações do solo americano após o fim da guerra civil. Com a escassez de ingredientes, cozinheiras e doceiras do país tiveram que recorrer à receitas improvisadas com o pouco que tinham. Os depósitos militares com grandes quantidades de bolachas, manteiga e ovos e os pomares de frutas cítricas intactos foram as soluções para a criação da receita de um doce levando tais ingredientes.
História vai, história vem, é impossível determinar qual sua verdadeira origem, sabendo apenas que se deu nos Estados Unidos e por isso é uma receita clássica e muito apreciada por lá.
Talvez pela paixão que nós, brasileiros, temos pelo delicioso leite condensado ou talvez pela abundância de frutas cítricas em nossos solos, fato é que a torta de limão virou uma paixão nacional e por aqui também é pedida certa em reuniões de família, almoços de domingo e comemorações de datas especiais.
O finzinho do ano está batendo na nossa porta e hoje quero trazer uma receita simples e fácil de torta de limão com merengue italiano para você preparar para um encontro especial com sua família! O que acha?
Antes de tudo, não se assuste com o merengue! É mais fácil de fazer do que as pessoas imaginam. Primeiro você precisa saber que existem três tipos de merengue: o francês, o italiano e o suíço.
Merengue francês: é o tipo ideal para receitas que vão ao forno, tipo o suspiro. As claras são batidas cruas e precisam ser assadas. Para preparar basta bater as claras em neve com metade da quantidade total de açúcar. Quando o volume aumentar, acrescentar o restante do açúcar e está pronto. É o mais simples, mas o mais instável, deve ser consumido rapidamente.
Merengue suíço: é praticamente a junção do merengue francês com o italiano e é o tipo feito com as claras e o açúcar ao fogo em banho maria. Depois é só bater em velocidade máxima até que a tigela da batedeira esteja fria.
Merengue italiano: é o tipo feito à base de uma calda de açúcar. Ideal para cobertura de bolos e tortas é também usado para a preparação de marshmallows. Para preparar basta bater as claras em neve e adicionar a calda de açúcar em ponto de bala mole. Aumentar a velocidade da batedeira ao máximo e bater até que o merengue fique em ponto firme e a tigela da batedeira esteja fria.
Sabendo explicadinho assim fica mais fácil, não é mesmo?
Para complementar a apresentação dessa torta escolhi produtos lindos da Copa&Cia, empresa com mais de 20 anos no mercado que tem como paixão vestir a mesa e decorar os nossos lares.
O que mais gosto da Copa&Cia é justamente a diversidade de produtos disponíveis que combinam com o estilo de qualquer casa e qualquer mesa! A marca tem uma gama gigante de produtos que vão do estilo clássico ao mais moderno, dos essenciais do dia a dia aos mais refinados com peças pintadas a mão e por aí vai.
Para o prato de hoje, utilizei jogos americanos e guardanapos verdes num tom escuro, lindos pratos com estampas de limões e talheres dourados para criar um ar refinado e clássico para combinar com a receita.
E agora que você já sabe preparar a sua própria torta de limão, que tal se inspirar e montar uma bela mesa para receber a família no próximo encontro?
INGREDIENTES
Massa
- 100 gr de bolacha maisena
- 100 gr de manteiga derretida
Recheio
- 1 caixinha de leite condensado
- 2 limões
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 2 gemas
Merengue
- 3 claras
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
MODO DE PREPARO
Coloque as bolachas no processador ou no liquidificador e bata até obter uma farofa. Adicione a manteiga e misture até ter umedecido toda a massa.
Despeje o conteúdo em uma assadeira com fundo falso e pressione a massa com as mãos, apertando bem para criar a base e laterais da torta.
Leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 10 minutos. Retire e reserve.
Em uma tigela misture o leite condensado, o suco dos limões e a baunilha. Adicione as gemas e misture bem usando um batedor de ovos. Despeje esse recheio na massa pré assada e volte para o forno a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Depois de assada, deixe resfriar por alguns minutos para iniciar o próximo passo.
Prepare o merengue colocando o açúcar e a água dentro de uma panela. Leve em fogo baixo e deixe derreter até virar uma calda amarelada. Na batedeira coloque as claras e bata até ficar em ponto de clara de neve, momento em que você deverá acrescentar a calda de açúcar em fio e sem parar de bater. Bata na velocidade mais alta da batedeira até atingir o ponto de pico firme.
Despeje o merengue sobre a torta e com a parte de trás de uma colher puxe picos do merengue para enfeitar toda a torta.
Finalize com raspas de limão.
RENDIMENTO
8 pedaços
DICAS
Se quiser um efeito diferente, passe o maçarico culinário por cima da torta para queimar de leve o açúcar.
Para ver os produtos da Copa&Cia, acesse o site:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085