Tomate Confit com Ricota
Por Bru Calderon
Você já fez Tomate Confit em casa? Essa receita prática e rápida é um curinga quando o assunto é aperitivos elegantes para as festas de fim de ano!
Tomate Confit é certamente uma das receitas mais versáteis da cozinha. Simples de fazer, é uma opção maravilhosa que pode servir como base para uma massa, como acompanhamento de uma refeição ou simplesmente como aperitivo, como faremos hoje.
O Confit é uma técnica de cozimento do alimento em gordura, feita com temperaturas baixas e por um tempo prolongado. O alimento fica coberto por gordura, que pode ser azeite, óleo, manteiga, banha… até que o processo de confitar esteja completo.
Esse processo de cozimento pode ser feito com diversos alimentos e um dos mais famosos é o tradicional Confit de Canard, uma receita típica da culinária francesa em que a sobrecoxa do pato é cozido em temperatura baixa por horas e horas em sua própria gordura.
Hoje o confit foi de tomates para acompanhar um delicioso creme de ricota e o resultado final foi esse:
Um aperitivo belíssimo, saboroso e incrivelmente fácil de fazer. O destaque ficou por conta do serviço, com uma bela apresentação com pratos, tábuas e guardanapos Copa e Cia.
INGREDIENTES
- 300 gr de tomate cereja
- ½ xícara de azeite
- 1 dente de alho
- 300 gr de ricota
- ½ xícara de leite
- ½ limão
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Em um processador ou liquidificador coloque a ricota, o leite, o limão, um fio de azeite,
tempere com sal e pimenta e bata até virar um creme homogêneo. Reserve.
Em uma travessa coloque os tomates, regue com azeite, o alho macerado, tempere com sal
e pimenta. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos.
Sirva o creme de ricota e por cima os tomates. Sirva com pães e torradas.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Esse aperitivo é super prático de fazer e pode ser servido como entrada ou na mesa de petiscos de sua Ceia. Sirva com torradas ou pães.