Dia desses comprei dois pepinos do tipo japonês para uma produção e acabei usando um só, ficando com um “perdido” aqui na minha geladeira.
Falo perdido, pois como não tinha previsto sobrar, nenhuma receita planejada para aqueles dias levava esse ingrediente. Pensando nisso resolvi usá-lo de alguma forma que não precisasse ir até o mercado e comprar outros itens a mais.
Que forma? Sunomono. E se você gosta de comida japonesa certamente já provou essa delícia!
A palavra sunomono é usada para designar um tipo de alimento mantido em conserva com vinagre, que é a base de como é feita esta espécie de salada de pepino.
O tipo de pepino ideal para fazer essa receita é o japonês, fino e alongado com uma casca verde escuro e a polpa mais firme que os outros, facilitando na hora de horas as finas fatias para a sunomono.
A receita é simples e deliciosa, perfeita para acompanhar qualquer refeição!
INGREDIENTES
- 1 pepino japonês
- 1 colher de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres de açúcar
- 1 colher de sopa de gergelim
MODO DE PREPARO
Precisamos de fatias bem finas do pepino e para isso é melhor usar o mandolim. Caso não tenha esse utensílio, corte na faca mesmo, tomando cuidado para cortar fatias bem fininhas.
Misture o sal nas fatias de pepino, mexa bem e deixe em um escorredor por 10 minutos.
Enquanto isso aqueça o vinagre com o açúcar em fogo baixo apenas até misturar bem e reserve.
Lave o pepino e aperte bem para sair o excesso de sal, coloque as fatias em uma tigela, despeje o molho de vinagre e cubra com o gergelim.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Se quiser um toque especial, pode acrescentar algumas gotinhas de molho shoyu na hora de servir.