Bru Calderon

Sorvete Caseiro de Manga

Sorvete Caseiro de Manga

Às vezes ouço aqui e ali alguns programas de TV valorizar, ainda que implicitamente, a maravilha que é dificultar e complicar receitas. Você fica tão acostumado a ver a complexidade e infinidade de etapas para se produzir algo que fica até com preguiça de tentar reproduzir em casa.

É claro que precisa haver a valorização de processos e técnicas culinárias essenciais para a produção de algumas receitas, mas às vezes sinto falta de ver um pouco mais de leveza e simplicidade no que é mostrado por aí.

E é mais ou menos isso que acontece com o sorvete. É goma xantana pra lá, gema de ovo pra cá e estabilizante para tudo que é lado na hora de produzir um sorvete que você realmente acha que é impossível fazer isso em casa.

Para que o sorvete tenha um equilíbrio perfeito, estabilizantes, espessantes e emulsificantes são usados para que ele tenha uma boa estrutura, consistência, não derreta tão facilmente e mantenha sua forma por mais tempo.

Os sorvetes artesanais mantêm a tradição de utilizar isso tudo de forma natural, ou seja, utilizando as propriedades naturais dos próprios ingredientes como leite e ovos.

Para produção em larga escala, venda e tudo mais, é claro que são necessários alguns elementos extras, mas o que quero passar hoje aqui é exatamente uma forma mais fácil e artesanal de fazer essa delícia aí na sua casa sem grandes mistérios.

Ou já utilizamos aquelas bananas a semana toda e algumas delas estão maduras demais, ou colhemos mais manga no pé do sítio do que precisava ou a caixinha de morango já está fazendo aniversário dentro da geladeira. Fato é vira e mexe temos alguma fruta dando sopa em casa e não sabemos como aproveitá-la de alguma forma diferente.

Aqui está a solução perfeita! Juntar com aquela caixinha de leite condensado e creme de leite que estão no armário e fazer um delicioso, refrescante e cremoso sorvete caseiro!


INGREDIENTES

  • 1 manga média
  • ½ caixinha de leite condensado
  • ½ caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO

Descasque e bata a manga no liquidificador sem água nenhuma, apenas a da própria fruta. Vai virar uma massa cremosa e então acrescente o leite condensado e o creme de leite. Bata até ficar cremoso e leve ao congelador em um pote bem fechado por no mínimo 12 horas.

E pronto, seu sorvete caseiro está pronto!

RENDIMENTO

1 pote médio

DICAS

Se utilizar frutas mais líquidas como a acerola, morango e melancia, por exemplo, é só bater a fruta no liquidificador, colocar em um potinho para congelar até virar uma polpa e depois bater a polpa com o leite condensado e creme de leite.

Se utilizar frutas mais carnudas como pêssego e banana, por exemplo, é só manter o modo de preparo que fizemos nesse sorvete de manga.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: