Bru Calderon

Sopa de Cebola Gratinada

Sopa de Cebola Gratinada

Essa sopa é incrivelmente famosa na França. Chamada de Soup a l’onion, é quentinha, servida em pequenos ramekins, é tradicional e pode ser encontrada em praticamente todos os restaurantes e bistrôs espalhados por Paris.

O prato é tão clássico que recentemente foi declarado como Patrimônio Imaterial pela Unesco. Ir à um restaurante francês no inverno e não tomar uma Sopa de Cebola Gratinada é quase um insulto!

A sopa de cebola gratinada é servida como entrada na França e uma das lendas contadas sobre sua origem é a de que surgiu com o Rei Luis XVI. Conta a história que em uma determinada noite ele observou que só tinha cebola, manteiga e champanhe (bem fino, não?). Misturando todos os ingredientes, o então Rei criou a primeira versão de sopa de cebola.

Já outra versão conta que a origem se deu em meados do século 12, com um hábito antigo de se colocar uma fatia de pão num prato fundo e por cima colocar um caldo de legumes e ou carnes, sendo uma refeição comum e tradicional para o período da noite.

Fato é que, a sopa virou popular e até hoje é consumida pelos francesas para esquentar as noites frias do inverno de lá! A receita é incrivelmente simples! Que tal aprender e fazer pro jantar especial de hoje?!


INGREDIENTES

  • 4 cebolas médias
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/4 xícara de vinho branco
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1,5 litro do caldo de carne
  • Fatias de pão italiano
  • Queijo parmesão ralado
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Precisamos cortar as cebolas no formato julienne, que são tirinhas bem fininhas. Para isso, descasque-as, corte no meio no sentido do comprimento e depois fatie em pequenas tirinhas.

Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até ficarem bem macias e douradas.

Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela até o álcool evaporar. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto. A mistura da farinha com a manteiga vai criar o roux, famosa base Francesa para engrossar qualquer preparação.

Junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver os gruminhos de farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos.

Após os 20 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo – assim elas absorvem menos líquido e não desmancham. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno.

Deixe até dourar, aproximadamente uns 10 minutos. Pode usar a opção grill, se tiver.

RENDIMENTO

5 porções

DICAS

Na França o queijo utilizada é o gruyère e se conseguir achar no mercado, pode comprar que vale a pena! Caso não ache, use o parmesão que também ficará maravilhoso!

Não sabe a diferença entre cada tipo de cebola?! Clica aqui para entender mais sobre elas!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: