Salmão na Crosta de Gergelim
Por Bru Calderon
Até poucos anos, o Brasil estava na lista de observação da Organização Mundial da Saúde no quesito consumo de peixe. O motivo? Apesar da grande produção de pescados no país, o brasileiro consumia um número abaixo ao indicado pela Organização.
A prática de consumir pescados por aqui aumentou apenas nos últimos dois anos, chegando ao número de 14,4 kg por habitante ao ano, superando assim a meta de 12 kg indicada pela OMS.
Incluir peixes na nossa dieta traz incontáveis benefícios à nossa saúde e é por isso que existe essa preocupação em divulgar as maravilhas que eles podem fazer como melhora de memória e concentração, prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e perca de peso, já que são fonte de proteína bem menos calórica que as carnes vermelhas e frango.
Dentre os peixes mais consumidos no mundo e claro, no Brasil não é diferente, se destaca o Salmão. É um peixe saboroso, fácil de preparar e incrivelmente versátil, pois combina perfeitamente com os mais variados temperos, dos doces como iogurte e mel até os ácidos como limão e maracujá.
O Salmão tem origem no Atlântico Norte, nas regiões da Escócia, Dinamarca e Noruega, tendo como habito viver em águas extremamente frias e geladas. Nasce rios e lagos de água doce e por ali vive até atingir uns dois anos de idade. É só depois desse tempo que ele segue em direção ao mar.
Acredite se quiser, todo ano os salmões retornam ao local onde nasceram para reproduzir e desovar. Eles chegam a percorrer distâncias absurdas de até 30.000 quilômetros contra a correnteza para procriar! Depois de toda essa jornada, os salmões desovam e os originários do oceano pacífico morrem e os originários do oceano atlântico podem se reproduzir mais uma vez.
A cor original do Salmão é branca, como a grande maioria dos outros peixes, mas sua alimentação repleta de camarões, algas e organismos unicelulares faz com que o peixe ganhe uma coloração rosada característica da espécie.
Em tempos em que muito se fala sobre consumir ômega-3, o Salmão aparece como uma opção incrível, pois é rico neste nutriente, além de ser fonte de vitamina D, vitamina B12, vitamina B6 e ser um maravilhoso ajudante para as funções do cérebro e do coração.
E é por esses motivos que o Salmão ganhou meu coração e é o peixe que mais utilizo em minhas receitas. Sempre consumo independente da temperatura, da época do ano e da estação, mas tenho que dizer que acho que é o casamento perfeito com as preparações de praia e de verão.
Com o final do ano já batendo à nossa porta – quase não da para acreditar que já estamos em outubro – começo a pensar em receitas leves, gostosas e nutritivas para os dias de calor intenso que vem por aí.
Como a maioria dos brasileiros, tento sempre dar um pulinho na praia todo final de ano. Aproveito para descansar e recarregar as energias, curtindo os dias lindos e ensolarados de frente pro mar 🙂
E foi com isso em mente que decidi criar uma receita deliciosa usando salmão para preparar uma mesa cheia de inspiração marítima! Optei por um vinho rose leve e refrescante para acompanhar o prato e porque eu estava realmente inspirada, compus a mesa com jogos americanos e guardanapos com desenhos do mar!
Se tem uma coisa que aprendi ao longo de tantas receitinhas é que um jogo americano e um guardanapo podem mudar completamente a apresentação do prato!
Então, sempre que posso compro novos kits com desenhos, estampas e cores diferentes para complementar minhas receitas e dar aquele toque super especial.
Para minha mesa parecer ainda mais uma viagem ao fundo do mar usei o jogo americano e os guardanapos da coleção Sea Life da Michel Design Works. A marca americana é trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e tem produtos maravilhosos com estampas e temas de cair o queixo.
A coleção Sea Life tem vários itens que vão de bandejas, bowls e guardanapos a sabonetes, velas e hidratantes. Tudo feito com uma estampa cheia de peixes, estrelas do mar, tartarugas e algas que deixam qualquer ambiente alegre, colorido e fresco como a brisa do mar!
INGREDIENTES
- 2 postas de salmão sem pele
- 1 maço de brócolis
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 ramo de alecrim
- 50 gr de gergelim dourado
- 50 gr de gergelim preto
- Tomate cereja
- Azeite
- 1 Limão
- Sal
- Pimenta
- 1 colher de manteiga
MODO DE PREPARO
Coloque os tomates em um recipiente que possa ir ao forno, cubra com azeite, tempere com sal e pimenta e cubra com o ramo de alecrim. Leve ao forno a 200°C por 10 minutos e reserve.
Pique o brócolis em pedaços grandes e coloque no processador. Processe até virar praticamente uma farofa com pequenos pedaços. Em uma panela aqueça um fio de azeite, doure o alho e a cebola picadinhos e quando estiverem transparentes, jogue o brócolis processado. Misture bem e reserve.
Tempere a posta de salmão com o limão, sal e pimenta e deixe marinar por 5 minutos. Deixe a parte que tinha a pele (mais acinzentada) para cima e cubra com o gergelim, pressionando bem para que grude no peixe.
Aqueça a manteiga em uma frigideira e coloque a posta de salmão para grelhar com a crosta para cima. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos e sirva com o brócolis e o tomate.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Se quiser, pode preparar uma versão ainda mais leve sem o gergelim.
É importante fazer a base do prato com algo que fique crocante para ter contraste ao comer com o peixe, mas se não gostar de brócolis pode substituir por couve-flor, cenoura ou aspargos!
Você pode conferir essa linha da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade no site: