Bru Calderon

Salmão na Crosta com Molho de Limão Siciliano

Salmão na Crosta com Molho de Limão Siciliano

Assim, eu amo limão num grau, mas num grau que as pessoas ficam meio assustadas comigo. Eu coloco limão no arroz, eu coloco limão na salada, eu coloco limão no risoto…

E então toda vez que me deparo com algum prato feito com limão eu morro de alegria! Esse em especial se tornou um dos meus pratos preferidos de todos que já comi. O prato é um Salmão em Crosta com Molho de Limão Siciliano. Fala sério? Simplesmente perfeito.

Acho uma ciência fazer qualquer tipo de peixe. Eles são sensíveis e passam do cozimento muito rapidamente, mas o salmão é um que gosto bastante e me aventuro nas diferentes formas de fazê-lo.

O salmão é um peixe muito conhecido e é uma ótima fonte de proteínas e vitaminas, além de possuir o ômega-3. As proteínas presentes no salmão são facilmente digeridas e absorvidas pelo corpo e não possuem qualquer efeito ruim para nosso corpo.

Esse peixe é rico em minerais como ferro, cálcio, fósforo e selênio, além de ser fonte de vitamina A, vitamina B e vitamina D.

O que isso tudo quer dizer? Que além de você se deliciar com o salmão, seu corpo agradece, pois ele ajuda a controlar a insulina no corpo, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, ajudam no tratamento de Alzheimer e Parkinson e combatem o envelhecimento precoce.

Bacana né?! Agora é só pegar papel e caneta para anotar essa delícia de receita!


INGREDIENTES

  • 1 posta de salmão
  • Sal
  • Pimenta
  • 1 limão Taiti
  • 2 fatias de pão de forma
  • Lâminas de amêndoas
  • 200 ml de creme de leite
  • 1 limão siciliano
  • 50 gr de manteiga

MODO DE PREPARO

É uma receita muito simples, apesar da aparência e sabor super elegantes. Primeiro tempere a posta de salmão com sal, pimenta e suco do limão Taiti. Reserve. Coloque as fatias de pão no forno pré aquecido a 180°C apenas para ficar crocante, coisa de 5 minutos. Retire e triture com a mão mesmo, junte essa farofa com as lâminas de amêndoas e continue apertando com as mãos.

Cubra o salmão com essa crosta, pressionando para que grude bem no peixe. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 1 hora.

Enquanto isso, vamos preparar o molho. Coloque o suco do limão siciliano em uma panela e aqueça até reduzir pela metade. Acrescente o creme de leite e continue mexendo até que também tenha reduzido pela metade. Quando tiver engrossado, coloque a manteiga refrigerada e cortada em cubinhos e mexa com a ajuda de um fouet (batedor de ovos).

Na hora de servir, faça uma cama base com o molho e coloque o salmão por cima.

RENDIMENTO

1 porção

DICAS

Se quiser dar um toque especial, pode temperar o molho com um pouco de sal e pimenta.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: