Bru Calderon

Salada da Primavera

Salada da Primavera

A Primavera chegou!!!

A estação que antecede o verão e sucede o inverno começa hoje, dia 22 de setembro, e vai até o dia 21 de dezembro. É a estação na qual a temperatura começa a subir, o ar parece mais fresco e os dias são lindos, com céu azul e sol radiante.

E com a chegada da primavera, a natureza floresce, fazendo com que a estação faça jus ao nome Estação das Flores. O clima mais quente dessa época parece fazer um convite para uma alimentação mais leve, não é mesmo?

Pensando nisso, decidi fazer uma receita em homenagem a essa estação que tanto adoro usando, é claro, Flores!

Mas não qualquer flor viu? A ideia era compor um prato que as flores realmente fizessem parte da composição, do aroma, do sabor… isso mesmo, do sabor! E para isso, usei flores comestíveis. Estou falando das PANCS.

Ficou curioso? Vem cá que te explico!

As Pancs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ou seja, são as plantas e flores comestíveis.

Essas plantas e flores têm um crescimento e desenvolvimento muito simples e são facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até nas calçadas por aí! O problema é que a gente não está acostumado a vê-las como alimento e a maioria das pessoas acredita serem daninhas ou apenas mato mesmo.

As Pancs abrangem plantas exóticas, nativas, cultivadas, folhas, frutos, grãos, silvestres e por aí vai, e na maior parte são orgânicas. Crescem basicamente em todo território nacional e sua resistência é muito grande, afinal de contas elas nascem espontaneamente e por isso já possuem as características necessárias para o crescimento naquela região especifica.

Só pra gente ter uma noção, no mundo temos algo em torno de 30 mil espécies de Pancs sendo que 10 mil são nativas brasileiras! E, é claro, precisamos ter cuidado e pesquisar bem antes de pegar qualquer planta do nosso jardim.

Pois bem, dentre as diversas pancs existentes, escolhi a Amor Perfeito para compor nossa receita de hoje. Essa flor possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e ainda ajuda nos tratamentos de problemas de pele.

Escolhi essa panc justamente por ser uma das espécies que podemos utilizar a flor toda colorida para consumo. A receita escolhida é uma bela e refrescante Salada com Molho Cítrico. Leve, saborosa, colorida e florida!

E, falando em florida, como disse que queria homenagear a primavera, a apresentação da receita não podia deixar a desejar né?! Escolhi esse bowl de melamina da Michel Design Works que parece ter sido feito para a primavera!

Salada da Primavera

A marca Michel Design Works é americana e eu tive a oportunidade de conhecer através da importadora exclusiva deles aqui no Brasil, a Anova Trade.

O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

Esse bowl que usei é o tamanho G da coleção Paradise.

Salada da Primavera

A coleção inteira é repleta de produtos lindos como bandejas, guardanapos, petisqueiras e muitas outras peças lindas com esse tema todo colorido, com flores, borboletas, beija-flor, tudo perfeito para servir pratos principais, petiscos, acompanhamentos, saladas, frutas, deixando suas mesas dos próximos meses mais floridas e alegres!

A receita de hoje, que chamei de Salada da Primavera, é bem simples de fazer e cai super bem com um molho cítrico que adoro fazer nessa estação.

Então agora é só escolher seu bown preferido, colher sua florzinha de Amor Perfeito no jardim e correr preparar essa salada para comemorar o início da época mais florida do ano!


INGREDIENTES

  • Alface mimosa
  • Agrião
  • Manjericão
  • Amendoim
  • Flores de Amor Perfeito
  • 1 tangerina
  • 1 xícara de azeite
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Sal
  • Pimenta moída

MODO DE PREPARO

Lave bem as folhas, seque para retirar o excesso de água e disponha tudo no bown. Coloque um punhado de amendoim para dar uma crocancia especial e por cima de tudo, as flores decorando sua salada.

Descasque a tangerina e corte as extremidades para retirar toda a parte branca e os caroços também. Corte um gomo em pequenos pedaços e coloque por cima das folhas. Esprema todos os outros gomos para retirar apenas o suco da tangerina. Agora misture em um recipiente o suco da tangerina, o azeite, a mostarda, tempere com sal e pimenta a gosto e pronto!

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

Se quiser, pode trocar a tangerina por laranja ou limão. O toque cítrico do molho ajuda na sensação de refrescância  que os dias mais quentes pedem.

Deixe sua imaginação solta e invente uma salada com suas folhas preferidas para se deliciar na primavera!

Você pode conferir essa linha da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade no site:

www.anovatrade.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: