Rondelli de Bacon com Molho Mornay
Por Bru Calderon
Antes que você me pergunte de onde tirei esse tal de “molho mornay” eu te adianto: você já deve ter provado esse molho sem saber!
Calma, eu explico…
O Molho Mornay é um descendente do Molho Béchamel, que por aqui chamamos de molho branco, um dos molhos mais usados nas mesas brasileiras. Mornay era um francês que segundo reza a lenda, teria criado algumas receitas francesas, entre elas o molho mornay. Não se sabe se isso é verdade, mas o que se sabe é que o restaurante Le Grand Véfour que fica no Palais-Royal de Paris foi o primeiro a incluir oficialmente esse molho em suas receitas.
A única diferença entre o Béchamel e o Mornay é que o segundo leva uma gema de ovo e algum tipo de queijo ralado para sua finalização. O resultado é um molho extremamente saboroso, espesso, consistente e – antes que você pergunte – sem nenhum gosto de ovo. A gema entra nesse molho para dar consistência e por conta da temperatura alta do molho, ela acaba sendo cozida e diluída, sem deixar rastro de cheiro ou sabor, apenas acrescentando cor e textura incrível ao molho.
E por que eu disse que você pode já ter provado o mornay? Porque inúmeros restaurantes usam esse molho para acompanhar massas, carnes, lanches e gratinados com queijo. Como disse, o molho é consistente e muito mais saboroso, além de ter uma textura e aspecto mais interessante que o béchamel, já que ele fica com um tom amarelado super bonito na apresentação final do prato.
É bem possível então que você já tenha provado alguma massa ou algum gratinado de batata ou de vegetais servido com molho branco feito com essa finalização de gema e queijo à lá mornay. Além disso, diversas receitas francesas são feitas originalmente com esse molho. Quer alguns exemplos? Um tradicional Croque Monsieur ou uma típica Batata Gratinada Francesa são feitos com o molho mornay.
Interessante né?
E agora que você já sabe dessa curiosidade, vamos para a receita que escolhi para usar o molho mornay – um delicioso Rondelli de Bacon e Requeijão da Dona Thereza. Usei o Molho Branco também da mesma marca e, acredite se quiser, em menos de 5 minutos estava com esse prato elegantíssimo e delicioso servido na mesa.
Confira o passo a passo e se preparar em casa, volta aqui me contar!
INGREDIENTES
- 300 gr de Molho Branco
- 50 gr de bacon
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- Pimenta
- 1 gema
- 400 gr de rondelli de bacon e requeijão
- Erva fresca (pode ser tomilho, orégano ou manjericão)
MODO DE PREPARO
Corte o bacon em cubinhos e doure. Reserve. Despeje o molho branco numa panela, adicione o queijo, a pimenta e a gema. Misture com um foeut (batedor de ovos) até ganhar consistência. Adicione os rondellis e deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva com cubinhos de bacon, queijo e um pouco de ervas frescas.
RENDIMENTO
2 porções
DICA
Para conferir onde achar esses produtos incríveis, acesse: