Rocambole de Morango para o Dia das Mães
Por Bru Calderon
Estamos há poucos dias de uma das maiores celebrações do mundo – o Dia das Mães.
Celebrado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1908 e instituído oficialmente no calendário do Brasil desde 1932, o dia comemora e homenageia a maternidade, a figura familiar da mãe.
Mas a verdade é que a história conta que a origem desta comemoração é muito mais antiga do que a gente imagina. Tudo indica que os primeiros à celebrarem a figura da mãe foram os gregos e que o início das comemorações tenha origem mitológica!
Pois acredite, antes mesmo da criação deste dia pelos americanos, a comemoração já era feita há muitos e muitos anos pelos gregos.
Reza a lenda, que Rhea – figura mitológica grega que representava a Mãe dos Deuses – era aclamada em uma celebração que segundo a Enciclopédia Britânica era “uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na Grécia Antiga. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor”.
E não pense você que essa festa era feita aleatoriamente no mês de março não viu? Assim como eu te contei no post do Cheesecake Colorido de Páscoa, a entrada da Primavera que acontece no Hemisfério Norte em meados de março, era a grande motivação para a adoração de Rhea.
Muito interessante como a Primavera está ligada à tantos belos conceitos de renovação, beleza e renascimento na visão mitológica, não é mesmo?
Para eles, o momento da primavera representava o novo, o crescimento e florescimento de tudo que foi plantado ao longo do ano. Era um momento de celebrar novos começos e a mudança de um período mais introspectivo e apagado que é o inverno, mas um novo ciclo alegre, colorido e abundante de flores e frutos.
Quer momento mais incrível para homenagear a mãe, a figura que é capaz de florescer uma vida?
Muito bonita essa visão dos gregos para a celebração do Dia das Mães, não é verdade?
Alguns países, como a Rússia e o Líbano, até hoje comemoram o Dia das Mães em março, mas nós aqui no Brasil adotamos o mês de maio para essa celebração. E não pense você que a escolha da data é sem motivação não viu. Existe sim um motivo tão belo quanto o criado pelos gregos.
O primeiro Dia das Mães registrado oficialmente pela história, foi em maio de 1908 e aconteceu nos Estados Unidos pela iniciativa de Anna Jarvis. Anna era filha de Ann Jarvis, uma reconhecida ativista que lutou por muitos anos com seu trabalho social principalmente durante a Guerra Civil Americana.
Ann dedicou sua vida ao ativismo e promovia ações que iam desde melhoria das condições sanitárias de sua comunidade até o trabalho no socorro de soldados feridos durante a guerra. Após o fim da Guerra Civil, Ann decidiu criar um clube para incentivar o convívio pacífico das famílias de soldados que tinham lutado tanto de um lado quanto do outro. Adivinhe só quem eram as principais participantes e responsáveis pelas ações e mudanças em suas família?
Sim, as Mães dos soldados.
Ann conseguiu a união através da reunião de muitas mães e juntas elas criaram o “Dia das Mães pela Amizade”, um dia especial para todas as famílias celebrarem a paz após a guerra.
Linda essa história, não é?
Ann faleceu em 1905 e sua filha, Anna, decidiu dar notoriedade ao seu legado e resolveu criar um memorial em homenagem à sua mãe. 3 anos depois, Anna celebrou o Primeiro Dia das Mães da história em maio de 1908.
Anna contou com a ajuda de comerciantes e apoiadores e lutou por quase 6 anos até conseguir seu sonho – que fosse estabelecida uma data especial para homenagear todas as mães americanas. Em 1914 o Congresso Americano estipulou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.
Países ao redor de todo o mundo também aderiram a ideia e a data é hoje uma das maiores comemorações do calendário mundial.
É claro que eu não ia ficar de fora dessa bela comemoração e para este ano eu tenho uma proposta diferente para você. Que tal aproveitar o inusitado momento que estamos vivendo para ao invés de quebrar a cabeça pensando no que dar de presente para sua mãe, preparar uma surpresa especial para ela?
A ideia é você preparar uma receita pra lá de linda e deliciosa e arrumar uma mesa bem bonita para o Café da Manhã ou a Sobremesa do Almoço.
Já imaginou como sua mãe vai gostar da surpresa?
Para facilitar a sua vida eu já vou te contar qual receita você pode preparar e como você pode montar uma linda apresentação.
Para uma surpresa de Dia das Mães, que tal esse Bolo Cor de Rosa com Sabor de Morango e Recheio de Leite em Pó?
E com essa apresentação, o resultado será infalível: amor e emoção à primeira vista.
Para servir a minha receita surpresa, utilizei a Coleção Summer Days da Michel Design Works que tem como temática, adivinhe só? FLORES!
Minha ideia foi unir o conceito inicial da celebração de Dia das Mães na primavera e trazer a alegria e a cor das flores através dos pratos e utensílios desta coleção!
A Michel é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade que possui produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
A Coleção Summer Days é feita de bandejas, pratos e até bowl repletas das mais belas flores em tons vivos, coloridos e alegres, perfeitos para o serviço do nosso bolo também colorido.
Se inspire nessa produção para preparar o Dia das Mães mais especial de todos os tempos!
INGREDIENTES
- 6 ovos
- 6 colheres de açúcar
- 4 colheres de gelatina de morango
- 6 colheres de farinha de trigo
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de leite em pó
MODO DE PREPARO
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na batedeira até atingir ponto firme. Reserve. Coloque as gemas, o açúcar e a gelatina na batedeira e comece a bater. Aos poucos adicione o trigo sem parar de bater.
Quando estiver uma massa homogênea, desligue a batedeira e comece a incorporar as claras em neve à essa mistura. Sempre aos poucos de mexendo de baixo para cima com delicadeza para não perder as bolhas de ar das claras.
Unte uma forma com manteiga e cubra com papel manteiga. Despeje a massa e leve ao forno pré aquecido a 180º graus por aproximadamente 20 minutos .
Enquanto isso, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite em pó em uma panela, ligue em fogo baixo e misture até virar um brigadeiro firme.
Retire a massa com cuidado da forma, despeje o brigadeiro por toda a extensão e enrole com delicadeza no formato de um rocambole.
Leve para a geladeira por alguns minutos apenas para firmar e pode servir.
RENDIMENTO
6 porções
DICA
Você pode usar essa mesma massa para o preparo de outros bolos coloridos, usando gelatina de uva para um bolo roxo, gelatina de limão para um bolo verde e assim por diante.
Para conhecer outras linhas da Michel e conferir todos os produtos Anova Trade, acesse: