Bru Calderon

Red Velvet Cake e o Valentine´s Day

Red Velvet Cake e o Valentine´s Day

Tem coisa mais querida que esse bolinho em forma de coração? Estava procurando uma oportunidade para usar essas forminhas lindas e ontem lembrei que seria perfeito para o dia de hoje, 14 de fevereiro.

Na Europa e na América do Norte hoje é comemorado o Dia dos Namorados, que por lá é chamado de Valentine´s Day. O nome é uma homenagem à um santo católico chamado Valentim, martirizado na Roma antiga.

Durante o governo do imperador Claudius II ocorreu a proibição de realizar casamentos em seu reino pois, segundo ele, se os jovens não se preocupassem em constituir família, se alistariam com mais facilidade e o imperador poderia ter seu desejado e poderoso exército.

O problema é que Valentim, revoltado e contra a imposição do imperador, continuou a realizar casamentos em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à sentença de morte. Durante sua prisão jovens dirigiam-se à sua cela e lhe jogavam flores e cartas afirmando que continuam acreditando no amor.  Uma das pessoas que jogavam cartas ao santo era a filha do carcereiro, Asterius. A jovem, que era cega, teve permissão de seu pai para visitar Valentim antes de sua execução e os dois acabaram se apaixonando.

Valentim teve tempo de redigir uma carta de amor à Asterius que, milagrosamente, recuperou sua visão após a visita ao santo. A carta foi assinada por ele da seguinte forma: “De seu Valentine”, expressão usada até hoje pelos apaixonados.

Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C. , mas sua fé no amor rendeu-lhe um lugar na história. Em grande parte do mundo, o dia de hoje é celebrado com uma troca de cartas entre os apaixonados, afirmando a beleza do amor pregada pelo Santo Valentim.

Aqui no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho, véspera do dia em que celebramos o Dia de Santo Antonio. Por aqui a lenda reza que Santo Antonio ajudava jovens humildes a conseguir enxoval e dote para que que pudessem se casar e por isso é considerado um santo casamenteiro. Mais essa história eu conto com mais detalhes quando estivermos no em junho, certo?!

Por hoje vamos comemorar e celebrar o Dia de São Valentim distribuindo amor com esse bolinho lindo de coração!


INGREDIENTES

  • 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de buttermilk (basta misturar 1/2 xícara de leite integral com 1 colher de sopa de suco de limão)
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de corante líquido vermelho
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de vinagre branco
  • 1 ovo
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 170 gr de chocolate branco

MODO DE PREPARO

Para fazer esse bolinho você irá utilizar vários ingredientes mas a preparação é bastante simples. Primeiro ligue o forno a 180ºC para pré aquecer.

Em uma tigela grande peneire a farinha, o sal e o cacau. Em seguida acrescente o açúcar e misture tudo.

Em outro recipiente bata o ovo com um garfo, junte o buttermilk, o óleo, o extrato de baunilha e o corante vermelho.

Depois de tudo misturado, jogue o líquido na mistura seca e mexa tudo muito bem. Cuidado nesse momento, não precisa misturar tudo com rapidez para não secar a massa, faça isso com delicadeza e usando uma espátula.

Agora em um pequeno recipiente coloque o bicarbonato, adicione o vinagre e enquanto ele está borbulhando jogue na massa imediatamente. Esse passo precisa ser feito com muita rapidez.

Seu bolo está pronto, basta preencher as forminhas com 2/3 da massa, pois ela vai crescer, e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Enquanto seu bolo está no forno, faça a calda. Para isso, basta colocar o leite condensado em uma panela e mexer até engrossar. Desligue o fogo, coloque o chocolate branco picado, misture  e por fim o creme de leite e misture.

Agora é só enfeitar da forma que desejar!

RENDIMENTO

10 bolinhos

DICAS

Aqui em casa usei as forminhas em formato de coração, usei três para criar as camadas que queria para o bolo, mas você pode usar tranquilamente qualquer forma, pequena, grande, em qualquer formato. Se utilizar uma forma grande, é só cortar o bolo no meio para criar as camadas e pronto!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: