Confesso que não costumo testar muitas receitas com carnes. Sou completamente apaixonada por elas e me arrisco em diversos pratos, mas para preparações um pouco mais complexas acabo deixando o trabalho para meu namorado 🙂
Hoje vim aqui postar uma receita que sempre achei difícil e nunca tinha tentado fazer em casa. Ontem tive a oportunidade de aprender a tal preparação no curso que estou fazendo.
Durante o preparo fiquei bem atenta às explicações e demais preparações e passarei aqui a forma prática e correta de fazer essa delícia!
Bom, primeiro vamos ao nome do prato. Chateaubriand é um tipo de corte muito tradicional e extremamente elitizado até alguns anos atrás.
Do Filé Mignon podemos retirar diversos cortes tradicionais como o escalope, medalhão, tornedor e o chateaubriand.
O corte Chateaubriand é um dos mais nobres feitos no Filé Mignon e é caracterizado por ser uma porção muito generosa de 400 gramas e sem nenhuma gordura.
Não existe uma precisão quanto sua origem, mas ao que tudo indica nasceu na França em homenagem ao diplomata e escritor François René Auguste de Chateaubriand, conhecido como Visconde de Chateuabriand, um dos grandes nomes da literatura romântica europeia.
A ideia é que a carne seja a estrela do prato e por isso você pode servi-lo com um acompanhamento mais simples, como purê de batatas ou legumes salteados. Sempre separados ok? Deixe o filé brilhar no seu prato!
INGREDIENTES
- 400 gr de filé mignon
- 200 ml de vinho tinto seco
- Alecrim
- Tomilho
- Louro
- Sal grosso
- Pimenta do reino
- Azeite
MODO DE PREPARO
Primeiro vamos fazer um sal aromático para que o tempero fique mais saboroso. Misture o alecrim, tomilho, louro, pimenta do reino e sal grosso e bata no processador ou liquidificador até que tudo vire um pó médio. Observe que não coloquei as medidas pois depende do seu gosto pessoal, mas não precisa ser muito ok? O suficiente para salpicar e temperar a quantidade de carne que está preparando.
Tempere a carne salpicando o sal aromático e coloque o Chateaubriand em um recipiente com o vinho dentro. Deixe reservado no vinho por uns 20 minutos.
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e sele as carnes de todos os lados e reserve.
Diminua o fogo e nessa mesma frigideira coloque o vinho e esfregue o fundo para retirar toda a gordura que a carne soltou para incorporar o sabor ao seu molho. Deixe no fogo até reduzir à metade.
Enquanto isso, coloque a carne em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve para assar por aproximadamente 25 minutos.
Retire e sirva com o molho por cima.
RENDIMENTO
1 porção
DICAS
A forma clássica indica que você sirva o filé inteiro e em pé, como na foto. Para que a carne fique no formato certinho, passe barbante enrolando e formatando para que fique cilíndrico antes de levar para selar na frigideira. Pode deixar o barbante no forno também e só retire no momento de servir.
Se quiser um molho com mais gosto de carne, acrescente 100 ml de caldo de carne no momento de reduzir o molho junto com o vinho.
Cuidado com o tempero da carne! Utilize o sal aromático para dar sabor à carne, mas não exagere para não salgar o molho.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085