Receita de Babaganouch – Pasta de Berinjela
Por Bru Calderon
Eu adoro receitas que possam ser servidas como entrada e aperitivos. Pelo menos uma vez por semana preparo snacks, torradas e receitas simples e descomplicadas para acompanhar uma boa taça de vinho e um bom filme.
E aí de vez em quando vicio em alguma receita e fico a semana toda esperando esse dia do happy hour chegar para preparar as delícias. Até um tempo atrás estava na onda do patê de gorgonzola com torradas caseiras. Essa receita é maravilhosa, super simples de fazer e o resultado final é delicioso. Você pode ver a receita clicando aqui.
Nas últimas semanas uma nova receita está ganhando meu coração e têm sido a escolhida como acompanhamento das torradas caseiras daqui de casa, o babaganouch.
O babaganouch ou babaganuche, é uma espécie de pasta feita de berinjela assada ou grelhada, tahine e suco de limão. O tahine é uma pasta de gergelim muito usada na culinária árabe e por aqui ele está presente na receita de homus, que você pode ver clicando aqui.
Uma das coisas que mais chamam a atenção no preparo do babaganouch é o fato de tradicionalmente se preparar a berinjela deixando-a diretamente na chama do fogão. Com isso, a polpa fica muito macia e com sabor e aroma defumados.
A receita pode ser servida com os mais variados pães e torradas e, além do sabor incrível, ainda é muito saudável e fácil de preparar.
INGREDIENTES
- 2 berinjelas
- 2 colheres de sopa de tahine
- 1 limão
- 1 dente de alho
- Azeite
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Lave muito bem as berinjelas, espete-as em um garfo grande ou espeto de churrasco, ligue a chama do fogão e aproxime-as do fogo. Assim que a parte de baixo estiver queimada, vire para queimar do outro lado até que toda a berinjela esteja queimada por completo.
Retire a casca das berinjelas e coloque toda a polpa dentro do processador ou liquidificador, junte o tahine, suco do limão e o alho e bata bem até virar uma pasta.
Finalize com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta e está pronto.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
Se quiser uma textura mais seca, deixe a polpa da berinjela em uma peneira para escorrer o excesso de água antes de colocá-la no liquidificador.