Quindim
Por Bru Calderon
O doce tão apreciado aqui no Brasil teve origem em Portugal na época em que as freiras utilizavam claras de ovos como base para engomar suas roupas. Preocupadas com o desperdício das gemas, começaram a criar diversas receitas que levavam esse ingrediente, entre elas o doce Brisa-do-Lis que continha além das gemas, açúcar e amêndoas. Os portugueses que vieram para o Brasil trouxeram consigo a receita, mas por aqui não era possível encontrar amêndoas e por isso passaram a utilizar coco ralado, ingrediente abundante no país.
O doce passou a ser chamado de Quindim, palavra que significa dengo, e logo ganhou fama no Brasil todo.
INGREDIENTES
- 200 ml de leite de coco
- 6 gemas
- 3 claras
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 60 gr de coco ralado
MODO DE PREPARO
A receita é incrivelmente simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea e despejar o conteúdo em uma forma com buraco no meio ou pequenas forminhas, untadas e enfarinhadas com açúcar. Cubra com papel alumínio e coloque em uma assadeira com água, cozinharemos em banho maria no forno a 180ºC por 30 minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
Deixe gelar por 3 horas e desenforme.
HARMONIZAÇÃO
VINHO DO PORTO TINTO CHURCHILL’S RUBY RESERVA
Para harmonizar com um doce que tem original em Portugal, nada mais justo que um belo Vinho do Porto com aromas de flores, amêndoas, mirtilo, especiarias e ameixa.
Com sabor fresco e doce, este vinho com coloração violeta intensa e profunda também pode ser servido como aperitivo com sua acidez média e tanino acentuado. Harmoniza perfeitamente bem com essa sobremesa prima do Brisa-do-Lis.