Bru Calderon

Queijo Brie Folhado

Queijo Brie Folhado: o seu mais novo aperitivo preferido para as noites de queijos e vinhos e eu posso provar!

Brie Folhado Bru Calderon

Que as tábuas de frios, queijos e frutas ganharam o coração dos brasileiros, a gente já sabe.

Que o queijo Brie é o queridinho e não pode faltar, também já sabemos.

Agora, o que pouca gente faz é inovar na hora de servir esse queijo, normalmente colocando-o frios à mesa para acompanhar as frutas ou geleias.

Esse queijo é realmente muito especial e apreciá-los é sempre um prazer, mas é fato que depois que você se acostuma à prepará-lo de forma quente (assado, gratinado, tostado) simplesmente não consegue mais imaginar comer uma fatia sem o toque especial derretido.

Brie Folhado Bru Calderon

Uma das curiosidades que envolvem o queijo Brie e que também pouca gente sabe é que sua casca branca é comestível e pode ser consumida e por isso acabam cortando algumas fatias e retirando as laterais para comer só a massa de dentro do queijo.

A casca branca é resultado da ação de um fungo chamado Penicillium Camemberti e se você nunca leu nada a respeito de queijos, não se assuste, isso não é ruim! Pelo contrário, os fungos são personagens importantes nos processos de maturação e desenvolvimento dos queijos.

Esse tipo de fungo presente no brie é responsável pela maturação e desenvolvimento tanto da parte externa quanto da parte interna, e por isso, o produto inteiro acaba não tendo nenhuma alteração, podendo ser consumido por completo.

E uma das melhores formas para fazer isso, aproveitar o produto inteiro, é gratinando o queijo brie da forma correta!

Aqui em casa eu aproveito a Forma com Tampa para Gratinar da Emile Henry para preparar os queijos gratinados mais deliciosos do mundo!

Brie Folhado Bru Calderon

Toda semana invento algum novo sabor e o de hoje ficou tão especial, mas tão especial, que precisei compartilhar aqui com você.

A Emile Henry é uma marca francesa trazida ao Brasil com exclusividade pela Imeltron e que possui o grande diferencial de ser feita com HIGH RESISTANCE ©, um material cerâmico de alta resistência, com durabilidade superior e uma tecnologia resistente a choques térmicos de -20°C a 270°C.

A Forma para Gratinar é a ideal para o preparo de receitas quentes com queijo, pois seu material de alta qualidade e sua tampa fazem com que os queijos derretam e se infundam por completo, além de criar um belo de um efeito “wow” na mesa, já que seus convidados serão surpreendidos quando retirarem a tampa e se depararem com os aromas preservados e o queijo perfeitamente derretido dentro da forma.

Além de tudo isso, a Forma para Gratinar é resistente, fácil de limpar, manterá sua receita aquecida durante todo o serviço e ainda acrescenta um charme pra lá de especial com sua cor linda e vibrante.

Para hoje decidi trazer um toque agridoce complementando o gratinado com damascos, mel e amêndoas. Como se já não estivesse delicioso, envolvi o brie em massa folhada e o resultado? Simplesmente PERFEITO.

Casquinha crocante, interior derretido e um aperitivo que é uma verdadeira explosão de sabores na boca!

Brie Folhado Bru Calderon

Confira como fazer essa delícia em casa e para conhecer toda a linha Emile Henry e outros produtos da Imeltron, acesse:

www.imeltron.com.br


INGREDIENTES

  • 1 folha de massa folhada
  • 240 gr de queijo brie
  • Ramos de tomilho
  • Damascos
  • Lascas de amêndoas
  • Mel
  • 1 gema

MODO DE PREPARO

Coloque o queijo sobre a massa folhada e dobre todas as laterais, envolvendo todo o queijo.

Passe a gema por cima da massa, coloque na forma para gratinar, adicione ramos de tomilho, tampe e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos.

Retire a tampa, coloque novos ramos de tomilho fresco e finalize com os damascos, o mel e as amêndoas.

Brie Folhado Bru Calderon

RENDIMENTO

4 porções

DICA

Sirva esse aperitivo com torradas ou fatias de pão italiano.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: