Quanto tempo dura um Vinho depois de aberto?
Por Leo Russo
Você abriu a garrafa de vinho para acompanhar o jantar com os amigos e no final das contas não conseguiram tomar tudo?
Segundo ouvi de muitos franceses que conheci – “nunca guarde vinho aberto, traz hóspedes indesejados”. Bom, como aqui em casa a tranca funciona muito bem, o máximo que aconteceu comigo foi um vinho ou outro perder a qualidade e ficar ruim e é justamente sobre isso que vamos falar hoje:
Afinal de contas, por quanto tempo podemos guardar nosso vinhozinho depois que ele foi aberto?
Hoje em dia os vinhos são muuuuito cientificamente desenvolvidos – obrigado, de nada. São muito bem pensados, elaborados e estruturados e é por isso que essa regrinha dos hóspedes indesejados é colocada em cheque.
Brincadeiras à parte, a indicação de não guardar o vinho depois de aberto até tem um quê de razão e esse quê chama-se oxigênio.
O Oxigênio é um amigo de duas faces. Na hora que o vinho é aberto, ele ajuda a volatilizar alguns aspectos, mas com o tempo avinagra o vinho. Isso acontece porque o oxigênio também volatiliza a acidez acética presente nos aromas e sabores do vinho.
Por isso o importante é evitar a troca de oxigênio. Quanto maior o espaço entre o vinho e a rolha, maior a quantidade de “ar ruim” que pode prejudicar seu vinho.
E é por isso que muitas pessoas indicam que não é bacana guardar o vinho depois de aberto e que o ideal seria apreciá-lo de uma única vez para evitar trocas de oxigênio e possibilidade de avinagrar a bebida.
Mas, como eu disse no começo do post, hoje em dia existe muita ciência na produção de um vinho e muitas questões, como essa da estabilidade da bebida, são levadas em conta tanto na produção quanto no envase e por isso se tomarmos alguns cuidados, podemos sim guardar nosso vinho aberto sem maiores dores de cabeça.
Aqui vão as dicas de ouro para conseguir manter seu vinho bom para consumo mesmo depois de aberto. Anote aí:
- Nunca, eu disse NUNCA, guarde seu vinho sem rolha. Ela é grande responsável por impedir a troca indesejada de oxigênio;
- Guarde-o deitado na geladeira (ou na adega, se tiver em casa). As prateleiras da geladeira tem menor variação de temperatura e isso faz com que as propriedades de aroma e sabor do vinho sejam mantidas. Apenas em último caso, se perceber que a garrafa irá vazar, guarde-a na porta da geladeira;
- Mantenha-o na geladeira de 3 a 5 dias muito bem fechadinho com a própria rolha. Se antes de abrir o vinho estava bem armazenado e depois de aberto você guardou seguindo as dicas deste post, ele aguentará super bem por até 5 dias com suas propriedades mantidas;
- Se possível, abra esse vinho para bebê-lo pela última vez. Evite guardar a mesma garrafa aberta pela segunda vez para garantir que a bebida não perca suas qualidades e estrague.
Quer um bônus final para completar o número mágico de 5 dicas?! Aqui vai:
Confira as receitas de Aperitivos que estão aqui no blog da Bru e corre para a geladeira pegar esse vinho aberto para o último adeus em grande estilo a essa garrafa. Fica a dica.
Conheça mais sobre o trabalho do Leo em: www.instagram.com/boiuxp