Aviso a quem está embarcando: bem vindo a uma longa viagem!! Você acaba de entrar, ao começar a ler essas letras, linhas, quase versos, em uma divertida, aromática e saborosa jornada pelo universo do vinho! Eu sou o Leo, o Sommelier amigo da Bru, e vou te ajudar a encontrar seu próprio barquinho nesses 7 mares feitos de vinhos.
A regra é simples: não existem regras. Esquece tudo o que você já leu, ouviu ou sequer pensou sobre vinho. Aqui o ego fica lá fora e você aprende que é “Eco”, tudo faz parte da mesma taça. E falando nela, vamos ao ponto do post de hoje…
“Em que Taça eu sirvo meu vinho?”
Segundo a Bru me contou, essa foi uma das perguntas mais feitas depois da nossa live falando sobre vinhos.
E eu já te adianto que a resposta é simples: no seu copo preferido.
Se você estiver atento vai observar que em qualquer país produtor de vinhos em que as pessoas literalmente vivem daquilo, quando você é convidado à beber vinho na casa de alguém, o primeiro copo que surge na sua frente sempre é um copo velho ou novo, bacana ou tosco, estranho ou lindo, de cristal ou de vidro, liso ou de gominhos… ufa! O que quero dizer: será apenas o copo que a pessoa tem em casa, simples assim. Dificilmente será uma taça alta, imponente e cheia de “quero ser topzera”.
E por que isso acontece?
Por tradição.
(Tá, e também porque eles entendem que o mais importante é simplesmente beber o vinho).
Mas, calma! Você entrou nesse post para descobrir qual a taça perfeita para beber o seu vinho, certo? E é claro que é isso que vou te explicar. Afinal de contas, mesmo incentivando a ideia de que o importante é você se preocupar com a bebida em si, nada te impede de na sua casa querer beber um bom vinho numa taça ideal. Por isso preparei o seguinte infográfico para te dar aquela mão amiga.
Existem inúmeros tipos e variações de taças de vinho, mas podemos começar com as 6 principais que conseguem resolver e abranger praticamente todo tipo de vinho.
Taça Tipo Bordeaux
A taça “Bordeaux” é a mais versátil das taças. Por conta do seu bojo maior e sua haste longa acolhe muito bem tanto os brancos quanto tintos. É a primeira taça que você deveria ter em casa.
Taça Tipo Tinto
A taça tipo “Tinto” é aquela coringa. Tem basicamente as mesmas características da bordeaux e por isso pode servir tanto tintos quanto brancos, com a diferença de ter um tamanho menor. É uma ótima segunda opção em relação à bordeaux já que pode ser encontrada para comprar até mesmo em supermercados.
Taça Tipo Espumante
A taça “espumante” é talvez a segunda que você deveria ter em casa. Faz muita diferença para um espumante ter uma tacinha delicada que ajuda as bolinhas – o “pérlage” – subirem melhor por conta de um corte ou uma pequena cavidade no fundo que ajuda essa coluna de bolhas a se formar melhor, consequentemente ajudando no aroma e na aparência. Mas esqueça a taça flûte, o uso dessa taça é uma tradição e um costume, assim como antigamente a gente via em propagandas e filmes a taça coupé, e não necessariamente você precisa dessas para beber seus vinhos. Agora, se você já tiver em sua casa alguns tipos de taça e quiser investir nessas mais diferentes, vá em frente! Eu mesmo tenho a coupé e curto demais, é divertidíssimo beber nela.
Taça Tipo Rosé
A taça “Rosé” é bem mais rara de se achar e realmente é apta para os vinhos rosés por conta de seu formato parecido com a de espumante em que são priorizados os aromas mais voláteis. Apesar de terem essa característica parecida, isso não significa que é pra usar a taça de espumante como rosé hein?
Taça Tipo Branco
Depois temos a taça de vinho branco que tem função semelhante a “Rosé”, mas tem haste mais longa e bojo menor. Observação importante: apesar de muita gente fazer isso, não é taça pra servir água do lado do tinto hein! rs
Taça tipo Sobremesa
E por último nossa taça de Sobremesa, pequenina com dose não maior do que 100ml e para vinhos de sobremesa como Porto ou Marsala.
Taça Tipo ISO
Sim, já falamos das 6 principais taças, mas aqui vai um bônus para você: a Taça ISO é uma taça técnica de degustação e portanto pode ser usada para apreciar todo e qualquer vinho. No infográfico o último desenho é de uma Taça ISO. Simétrica, pequena e proporcional.
E é isso galera, sem segredo! Essas são as principais informações que você precisa ter em mente na hora de comprar taças novas para a sua casa. Lembre-se que assim como seu copo preferido “serve”, uma taça elegante de cristal da bohemia também “serve”. Pode escolher o que se encaixa melhor para você. O importante é você se divertir apreciando seu vinho (e não bancar de conhecedor e dizer que manja de tudo que ninguém quer ser essa pessoa né?).
Aqui sou eu me despedindo de você e dizendo oi pra minha taça de espumante… hehe… fui!
Conheça mais sobre o trabalho do Leo em: www.instagram.com/boiuxp
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085