Qual a Temperatura Ideal para Servir o Vinho?
Por Leo Russo
A cena pede urgência: o rolê marcado, você tem uma geladeira, uma garrafa (tá, talvez algumaS garrafas vai) e cerca de 1 hora e meia até a sirene tocar! O que fazer?!
Como posso gelar meu vinho e em que temperatura eu sirvo ele?!
Você se identificou com essa descrição? Se está embarcando há pouco tempo na jornada dos vinhos, eu tenho certeza que sua resposta é sim!
Essa dúvida de como gelar corretamente e se existe uma temperatura certa para cada tipo de vinho é bastante comum e acredite se quiser, a reposta é mais simples do que pode imaginar.
Os apaixonados por cerveja colocam suas latas para gelar no dia anterior e pronto. Já os amantes dos drinks adicionam várias pedras de gelo no copo e tá tudo certo. Mas e quando o assunto é Vinho? Aí o cenário muda e parece (só parece) que tudo é mais complicado. Entra temperatura da adega em jogo, temperaturas diferentes para brancos, para tintos, para rosés…
Mas calma! Estamos aqui pra te ajudar. Tudo o que você precisa é de 1 hora e meia e uma geladeira para fazer com que seu vinho chegue fresquinho na taça sem maiores problemas.
Saca só esse resumão que preparei para você salvar aí no seu celular pra consultar sempre que for servir um vinho:
E sim, sua maior aliada nessa história toda será a geladeira.
Espumante
Para garantir que aquela garrafa de champagne, prosecco ou qualquer outro espumante fique refrescante, conte com a ajuda do freezer. Sem medo de ser feliz, pode colocar a garrafa no freezer e se preocupar com as demais coisas enquanto ele gela. Uma horinha marota será o suficiente para ele chegar no copo numa temperatura entre 5° e 10°.
Branco
Faltando 1 hora para a pizza chegar, os convidados baterem na porta ou simplesmente dar a hora do seu compromisso, você coloca o Branco na porta da geladeira. Geralmente as geladeiras ficam em 14°C ~ 16°C e queremos que ele fique fresco, mas não hiper gelado, então 45 minutinhos é o suficiente para que o branco seja derramado na taça a uma temperatura de 7° a 14°.
Rosé
Com 45 minutos batendo no relógio, o Rosé vai pra porta da geladeira, do ladinho do Branco. O rosé deve ficar fresco, não é nem chegar perto de gelado. E isso porque você quer sentir a delicadeza desse Rosé, seu perfume, seu caráter. É quase como colocar na janela num dia muito frio: tem que chegar numa temperatura de 12°C até 17°C. E se sua geladeira é muito forte, já te aconselho a deixar de 20 a 25 minutos para não gelar demais.
Tinto
Faltando menos de 30 minutos, tudo arrumado com mesa posta, filme no jeito, pipoca quentinha, entra o Tinto na jogada. Leve a garrafa também para a porta da geladeira, pode ser também do ladinho do branco e do rosé. Esse é para ficar numa temperatura de 17°C a 21°C. É vapt-vupt – colocou na porta, esperou e tirou.
Balde com Gelo e Freezer para a hora do desespero!
Hm… Bateu o desespero né? Balde e freezer são o jeitinho. Como são choques de temperatura difíceis de controlar no olho, sugiro deixar no máximo: 30 minutos para espumantes, 20 minutos para brancos, 15 minutos para rosés e 10 minutos para tintos. Isso se você quer fazer um serviço ó, de primeira. Gelou, tira, seca a garrafa e serve. Todo mundo vai ficar impressionado.
Agora você e seus amigos podem marcar rolês regados a vinhos de última hora sem medo de ser feliz. Conta pra gente aqui nos comentários se testou as dicas em casa e gostou, combinado?
Conheça mais sobre o trabalho do Leo em: www.instagram.com/boiuxp