Bru Calderon

Qual a diferença entre um Carafe e um Decanter?

Sim, você leu direito. O Decanter não é o único utensílio para servir e aproveitar o melhor do seu vinho.

Existe um trem chamado Carafe que é nada mais nada menos que uma moringa que ajuda seu vinho a dar uma respirada mais que necessária. Mas atenção: muito sommelier por aí não faz ideia do que é carafe, também. Estou mostrando um aspecto diferente e cultural franco-italiano para vocês, visto que a Bru tem super esse lado de compartilhar curiosidades e histórias.

Agora: pra quê usar um utensílio para servir o vinho? Como? Onde? Quando? Vamos nessa.

O princípio é simples: você quer mais sabor do seu vinho. E o seu maior aliado aqui é oxigênio, então tanto na Carafe quanto no Decanter você consegue isso do mesmo jeito: abrindo a garrafa e despejando dentro do recipiente.

Beleza. O que muda? O “como”.

Bru Calderon No geral, o Decanter você vai usar para vinhos que contam com depósitos de sólidos por conta do formato do Decanter, ele é feito para separar os sólidos do líquido através da decantação – que surpresa hein? E com, depósitos ou não, faça isso de maneira delicada, gentil. Imagine, você está lidando com um vinho que demorou um tempããão para chegar ali, então ele merece um bom cuidado.

Ah, sobre esses sólidos. Se você está com um belo e antigo vinho, algo como um Vosne Romanée 1969 – assim por acaso – na sua casa ele provavelmente terá sólidos naturais de um bom vinho com certa idade. Esses sólidos são incolores e subprodutos do ácido tartárico, que sob efeito de uma forte resfriação se formam. Eles não são desejáveis ao paladar mas não vão te matar – não se preocupe.

Voltando ao assunto. Na Carafe, e aí eu to falando de uma espécie de Moringa ou um outro tipo de recipiente do gênero, você pode “carafar” seu vinho. O que essencialmente significa pegar um vinho jovem e aerar ele do mesmo jeito que você faria na sua taça! Só que em um recipiente maior e por mais tempo. É um tipo de serviço, útil, bacana e que eu faço o tempo todo em casa. Tem sua origem em vinhos que vinham em envases maiores – pense no “vinho da casa”.

O termo “carafe” vem do francês e significa garrafa mesmo. Então não se preocupe, pode ser um recipiente que lembre isso, não tem uma regra. Com tanto que ele cumpra com a função de aerar o vinho jovem.

A questão é que muitas vezes no Brasil, o único aparelho que temos para a mesma coisa é o Decanter. Por isso usamos o mesmo nome para as duas funções. Mas no geral é isso, existem detalhes culturais que vamos aprendendo no dia a dia do universo dos vinhos e apesar de muita gente não fazer nem ideia do que é carafe, agora você já sabe!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: